Sobre o parceiro
.
MÓdulos ofertados
Especialização de Preceptoria em Saúde
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSO curso de Especialização de Preceptoria em Saúde é ofertado na modalidade de ensino semipresencial com carga horária total de 360h (trezentos e sessenta horas), desenvolvidas ao longo de cinco eixos formativos: Eixo I – Básico; Eixo II – Metodologi Ver mais
Conhecimentos Básicos de Educação a Distância
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes e a importância da mediação de tecnologias de informação e comunicação como Ver mais
Princípios e Diretrizes no Sistema Único de Saúde
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSO Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da Política Nacional de Saúde. Não se restringe a um sistema de prestação de serviços assistenciais, mas é comp Ver mais
Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento realizado nos Ver mais
O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias e int Ver mais
Educação nos cenários de práticas
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSCenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenários de Ver mais
Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfil descrit Ver mais
Introdução às Metodologias Ativas
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais características dessas metodologias. Ainda nessa fase do nosso estudo demon Ver mais
Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PBL – Problem Based Learning). Vamos estudá-la à luz da aplicação da mediação Ver mais
Metodologias Ativas 2: outras abordagens
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre pares e a sala de aula invertida. Ver mais
Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nível da qualidade d Ver mais
Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para tanto, foram selecionadas quatro instituições educacionais cujos relatos Ver mais
Ambiente Hospitalar: ensino na prática
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedagógicos/an Ver mais
Saúde na Comunidade: integração ensino-serviço
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSO módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saúde das pessoas. Reforça a importância de fortalecer a integração entre universi Ver mais
Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfil descrit Ver mais
Ambiente Hospitalar: ensino na prática
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedagógicos/an Ver mais
Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nível da qualidade d Ver mais
Conhecimentos Básicos de Educação a Distância
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes e a importância da mediação de tecnologias de informação e comunicação como Ver mais
Educação nos cenários de práticas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSCenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenários de Ver mais
Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento realizado nos Ver mais
Introdução às Metodologias Ativas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais características dessas metodologias. Ainda nessa fase do nosso estudo demon Ver mais
Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PBL – Problem Based Learning). Vamos estudá-la à luz da aplicação da mediação Ver mais
Metodologias Ativas 2: outras abordagens
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre pares e a sala de aula invertida. Ver mais
Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para tanto, foram selecionadas quatro instituições educacionais cujos relatos Ver mais
Saúde na Comunidade: integração ensino-serviço
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSO módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saúde das pessoas. Reforça a importância de fortalecer a integração entre universi Ver mais
O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias e int Ver mais
Princípios e Diretrizes no Sistema Único de Saúde
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSO Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da Política Nacional de Saúde. Não se restringe a um sistema de prestação de serviços assistenciais, mas é comp Ver mais
Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / MSO Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS - Especializa AUDSUS possui carga horária de 390 horas, desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem (AVASUS). A especialização está organizada em cinco eixos: Eixo I – Básico Eixo II Ver mais
Ambientação: como usar o AVASUS – Especializa-AUDSUS
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / ESPECIALIZA-AUDSUS / MSAVASUS. Projeto Pedagógico do Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS - Especializa-AUDSUS.; Calendário do curso. Guia do Aluno do Especializa-AUDSUS e Guia do Trabalho de Conclusão de Curso. Ver mais
Introdução à educação flexível, aberta e à distância
ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / MSConceito, histórico e modalidades de Educação a Distância. Mídias e ambientes virtuais de aprendizagem mais utilizados na oferta de atividades educacionais com mediação tecnológica. Competências para a formação humana com o apoio das tecnologias de Ver mais
Evolução histórica das Políticas de Saúde no Brasil. modelos assistenciais. O SUS e seus princípios (Doutrinários e Organizativos). Organização da Assistência (atenção básica, média e alta complexidade). Pactuação, financiamento e contratualização, Ver mais
Neste módulo, serão abordadas todas as nuances do processo de governança pública e a sua interface no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de uma abordagem propositiva, serão trabalhados o arcabouço legal que rege o processo de governança, seu fun Ver mais
Conceitos, princípios e organização do SUS
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSLei 8080/90 (Promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços); Princípios do SUS; LEI 8142/90 (Participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS); transferências intergovernamentais de recurs Ver mais
Orçamento e financiamento do SUS
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSNeste módulo, discutiremos toda a estrutura do financiamento no SUS, como ele é regulamentado, como funciona sua execução e ainda toda a base legal que o rege. Além disso, conheceremos o desenvolvimento de uma auditoria no SUS e alguns exemplos de c Ver mais
Instâncias do controle interno do SUS
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSCom o objetivo de controlar as suas próprias ações, o poder público deve ser avaliado quanto ao cumprimento de m etas e ao desenvolvimento na execução dos programas de governo. Entendemos esse processo como a realização do Controle Interno e Auditor Ver mais
Fundamentos da auditoria interna do SUS
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSAuditoria interna: conceitos, princípios, atividades e aplicações no SUS; Sistema Nacional de Auditoria do SUS: estruturação e regulamentação. Estrutura das unidades de auditoria interna do SUS: pressupostos mínimos, organização e desafios. Princípi Ver mais
O presente módulo surgiu da necessidade de instrumentalizar o apoiador de pesquisa e intervenção do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção em relação ao conteúdo METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Essa questão se fundamenta no fa Ver mais
Métodos científicos para desenvolvimento de projetos de intervenção
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSEste Módulo irá auxiliá-lo na construção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), o qual terá como produto desta especialização a elaboração, avaliação e aplicação do Plano de Auditoria (PA). Sendo esse indispensável para a conclusão do seu curso Na Ver mais
Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) baseada em Risco
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSA gestão de risco como fio condutor para o planejamento das ações de auditoria do SUS, bem como, do próprio processo de auditar, proporciona eficiência à auditoria interna. Você sabia que o conceito de eficiência passou a constituir os princípios da Ver mais
Tipos de Auditoria Governamental
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSNo módulo "Tipos de Auditoria Governamental", os cursistas serão introduzidos a duas abordagens essenciais no contexto do Sistema Nacional de Auditoria: a auditoria de conformidade (regularidade) e a auditoria operacional (desempenho). O objetivo é Ver mais
No módulo "Fases da Auditoria Interna I”, o participante será introduzido aos elementos essenciais para planejar e executar uma auditoria eficaz. Será possível explorar os principais aspectos a serem considerados na seleção e avaliação dos processos Ver mais
No módulo "Fase da Auditoria Interna II", os participantes serão orientados sobre o processo de comunicação dos resultados da auditoria. Eles aprenderão as diretrizes gerais para a comunicação dos resultados, compreenderão a estrutura dos relatórios Ver mais
Sistemas de informação para auditoria no SUS
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSNo módulo "Sistemas de informação para auditoria no SUS", os cursistas terão acesso a conteúdos que tratam dos conceitos e aplicabilidades dos Sistemas de informações e seus impactos na auditoria no âmbito do SUS. Sob essa perspectiva conhecerão as Ver mais
Processo de contratualização; contratação e Convênios Públicos e Privados no SUS
UFRN / SEDIS / LAIS / ESPECIALIZA-AUDSUS / ESUFRN / MSNeste módulo abordaremos uma temática muito presente no âmbito do SUS por meio das relações que se estabelecem entre entes públicos, assim como desses com entes privados na oferta e prestação de serviços de saúde. Considerando a complexidade do SUS, Ver mais
Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) baseada em Risco
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / MSA gestão de risco como fio condutor para o planejamento das ações de auditoria do SUS, bem como, do próprio processo de auditar, proporciona eficiência à auditoria interna. Você sabia que o conceito de eficiência passou a constituir os princípios da Ver mais