Informação geral

  • 20h
  • Desde a 10/9/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

A gestão de risco como fio condutor para o planejamento das ações de auditoria do SUS, bem como, do próprio processo de auditar, proporciona eficiência à auditoria interna. Você sabia que o conceito de eficiência passou a constituir os princípios da Administração Pública em 1998? A gestão de risco foi incorporada ao setor público em 2016. No âmbito da Saúde Pública seu marco é 2021 com a Política de Gestão de Risco do Ministério da Saúde. Diante desse cenário, este módulo educacional objetiva proporcionar a você, cursista, o entendimento da conexão entre eficiência e gestão de risco, e instrumentalizá-lo para a prática de auditoria baseada em risco. O que você vai aprender? Você irá estudar os conceitos de risco: inerente, residual, de controle, de detecção e de auditoria. Assim como, conhecer ferramentas da gestão de risco aplicadas à objetos de auditoria, como Matriz de Riscos e Controles e Inventário de Risco. O “spoiler” foi extenso e intenso, espero que você esteja pronto (a) para iniciar seus estudos.

Objetivos

Geral:

Reconhecer a metodologia da auditoria baseada em risco como estratégia prioritária do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS, por essa proporcionar produtos de auditoria revestidos de materialidade e criticidade, que poderão embasar a tomada de decisão da gestão SUS, tendo como horizonte a assistência à saúde de qualidade e em tempo oportuno à população.

Específicos:

  1. Definir eficiência na Administração Pública;

  2. Conceituar e aplicar a Gestão de Risco;

  3. Aplicar os conceitos de risco, risco inerente, residual, de controle, de detecção e de auditoria;

  4. Aplicar ferramentas da gestão de risco;

  5. Definir Auditoria do SUS: missão, visão e objetivos;

  6. Identificar a relação entre eficiência e gestão de risco;

  7. Identificar a relação entre gestão de risco e auditoria eficiente;

  8. Aplicar a auditoria baseada em risco em objetos do SUS.

Conteúdo

UNIDADE 1: A EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O PRINCÍPIO AGREGADO À CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DEPOIS DE UMA DÉCADA DA CARTA MAGNA DE 1988, PODE SE BENEFICIAR DA GESTÃO DE RISCO?

UNIDADE 2: QUAIS SÃO OS RISCOS DE UMA AUDITORIA?

UNIDADE 3: A AUDITORIA BASEADA EM RISCO PODE SER EFICIENTE?

UNIDADE 4: GARANTINDO A EFICIÊNCIA DA AUDITORIA BASEADA EM RISCO EM TODAS AS ETAPAS DA AUDITORIA.

Como nos organizamos

Metodologia

O curso é oferecido sob a forma de educação mediada por tecnologia, na modalidade autoinstrucional, a partir de material didático, assim como por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso e por sugestões de leituras complementares.

Recursos

O módulo utilizou recurso de áudio, vídeo, imagem, infográfico, simulação, entrevistas, quadrinhos, questionário e texto.

Avaliação

A avaliação é processual e serão utilizados diferentes modelos avaliativos, como questões de múltipla escolha com quatro alternativas, estas serão compostas de feedback aos cursistas.