Educational modules
13 results of 13
Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento realizado nos View more
O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias e int View more
Ambiente Hospitalar: ensino na prática
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedagógicos/an View more
Conhecimentos Básicos de Educação a Distância
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes e a importância da mediação de tecnologias de informação e comunicação como View more
Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfil descrit View more
Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PBL – Problem Based Learning). Vamos estudá-la à luz da aplicação da mediação View more
Saúde na Comunidade: integração ensino-serviço
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSO módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saúde das pessoas. Reforça a importância de fortalecer a integração entre universi View more
Metodologias Ativas 2: outras abordagens
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre pares e a sala de aula invertida. View more
Introdução às Metodologias Ativas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais características dessas metodologias. Ainda nessa fase do nosso estudo demon View more
Princípios e Diretrizes no Sistema Único de Saúde
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSO Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da Política Nacional de Saúde. Não se restringe a um sistema de prestação de serviços assistenciais, mas é comp View more
Educação nos cenários de práticas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSCenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenários de View more
Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nível da qualidade d View more
Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para tanto, foram selecionadas quatro instituições educacionais cujos relatos View more