Informações Gerais

  • 30h
  • 2243 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 27/8/2018
  • sem discussões
  • Para
  • 640 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedagógicos/andragógicos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e o desafio da avaliação para uma prática saudável na preceptoria.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Contribuir com a formação do profissional de saúde que pratica ensino em serviço, com informações sobre metodologias para abordagem prática do ensino e da avaliação discente. Ação de projetos de extensão como uma ferramenta para o ensino de habilidades de comunicação e humanização. Metodologias de ensino em ambiente real e em tempo real e em ambiente estruturado para as atividades práticas. A importância da avaliação como instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem e sua evolução.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contextualizar a importância do cenário prático hospitalar e a interação dos saberes em ensino na saúde, e como utilizá-los para o desenvolvimento de habilidades e a construção das competências profissionais, integrando teoria e prática; Elencar algumas metodologias de ensino que podem ser aplicadas nos cenários práticos de aprendizagem; Apresentar as vantagens dos projetos de extensão para o ensino das habilidades de comunicação e humanização; Abordar os benefícios da avaliação discente como instrumento pedagógico de aprendizagem e estimular a avaliação do serviço e do preceptor enfatizando a oportunidade de melhoria do ambiente para o processo de aprendizagem.

Conteúdo

UNIDADE 1: INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NO HOSPITAL DE ENSINO
AULA 1: Esclarecimentos Conceituais I: o Hospital Escola e a Integralidade do Cuidado.
AULA 2: Esclarecimentos Conceituais II: Interdisciplinariedade, Multiprofissionalidade e a Interprofissionalidade no Hospital Escola.

UNIDADE 2: O ENSINO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS NO HOSPITAL ESCOLA.
AULA 1: Os saberes do preceptor para a integração ensino-serviço no Hospital Escola.
AULA 2: Estratégias pedagógicas para ensino em serviço no cenário hospitalar.
AULA 3: Os projetos de extensão e a humanização do cuidado: suas vantagens na aquisição de habilidades no ambiente hospitalar

UNIDADE 3: ENSINO NA PRÁTICA: O TIPO DE ATIVIDADE DIRECIONANDO A METODOLOGIA DO ENSINO
AULA 1: Ensino em ambiente real e em tempo real
AULA 2: Ensino em ambiente estruturado

UNIDADE 4: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES CLÍNICAS DO ALUNO
AULA 1: A avaliação de atitudes
AULA 2: Avaliação discente em ambiente simulado e em ambiente real.

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Este módulo é baseado em uma situação problema, utilizando a reflexão, auto-avaliação e estímulo a sua capacidade de leitura no ambiente de hospital de ensino e das atividades inerentes à função de preceptor. O módulo é instrucional com conteúdos introdutórios e um compilado de estudos desta área de conhecimento.

RECURSOS

Vídeo

Animação

Infográfico

Figura

Texto

Módulos relacionados

Saúde na Comunidade: integração ensino-serviço

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 30h
  • 235
  • 2243

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais