Informação geral
- 30h
- Desde a 27/8/2018
- Para
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedagógicos/andragógicos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e o desafio da avaliação para uma prática saudável na preceptoria.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Contribuir com a formação do profissional de saúde que pratica ensino em serviço, com informações sobre metodologias para abordagem prática do ensino e da avaliação discente. Ação de projetos de extensão como uma ferramenta para o ensino de habilidades de comunicação e humanização. Metodologias de ensino em ambiente real e em tempo real e em ambiente estruturado para as atividades práticas. A importância da avaliação como instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem e sua evolução.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Contextualizar a importância do cenário prático hospitalar e a interação dos saberes em ensino na saúde, e como utilizá-los para o desenvolvimento de habilidades e a construção das competências profissionais, integrando teoria e prática; Elencar algumas metodologias de ensino que podem ser aplicadas nos cenários práticos de aprendizagem; Apresentar as vantagens dos projetos de extensão para o ensino das habilidades de comunicação e humanização; Abordar os benefícios da avaliação discente como instrumento pedagógico de aprendizagem e estimular a avaliação do serviço e do preceptor enfatizando a oportunidade de melhoria do ambiente para o processo de aprendizagem.
Conteúdo
UNIDADE 1: INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NO HOSPITAL DE ENSINO
AULA 1: Esclarecimentos Conceituais I: o Hospital Escola e a Integralidade do Cuidado.
AULA 2: Esclarecimentos Conceituais II: Interdisciplinariedade, Multiprofissionalidade e a Interprofissionalidade no Hospital Escola.
UNIDADE 2: O ENSINO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS NO HOSPITAL ESCOLA.
AULA 1: Os saberes do preceptor para a integração ensino-serviço no Hospital Escola.
AULA 2: Estratégias pedagógicas para ensino em serviço no cenário hospitalar.
AULA 3: Os projetos de extensão e a humanização do cuidado: suas vantagens na aquisição de habilidades no ambiente hospitalar
UNIDADE 3: ENSINO NA PRÁTICA: O TIPO DE ATIVIDADE DIRECIONANDO A METODOLOGIA DO ENSINO
AULA 1: Ensino em ambiente real e em tempo real
AULA 2: Ensino em ambiente estruturado
UNIDADE 4: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES CLÍNICAS DO ALUNO
AULA 1: A avaliação de atitudes
AULA 2: Avaliação discente em ambiente simulado e em ambiente real.
Como nos organizamos
METODOLOGIA
Este módulo é baseado em uma situação problema, utilizando a reflexão, auto-avaliação e estímulo a sua capacidade de leitura no ambiente de hospital de ensino e das atividades inerentes à função de preceptor. O módulo é instrucional com conteúdos introdutórios e um compilado de estudos desta área de conhecimento.
RECURSOS
Vídeo
Animação
Infográfico
Figura
Texto
Créditos
Instituições Parceiras