Informações Gerais

  • 30h
  • 2243 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 19/2/2019
  • sem discussões
  • Para
  • 1514 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PBL – Problem Based Learning). Vamos estudá-la à luz da aplicação da mediação por meio de recursos tecnológicos. Estudaremos as características e os aspectos mais importantes da Aprendizagem Baseada em Problemas, assim como seus fundamentos teórico-metodológicos. Ao final, refletiremos sobre as aplicações da Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação em Saúde e especialmente na formação de preceptores.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Aprender sobre a ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas e suas aplicações na Educação em Saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os aspectos mais significativos da ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas.

Compreender a importância da ABP para a Educação em Saúde.

Analisar as etapas da ABP e a utilização da mediação tecnológica nela.

Avaliar as possibilidades de aplicação da ABP na prática profissional do preceptor.

Criar alternativas de inclusão da ABP na prática preceptorial.

Conteúdo

UNIDADE 1: O QUE É APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS? ASPECTOS GERAIS DA METODOLOGIA
AULA 1: Como aprender por meio da solução de problemas?

AULA 2: Como utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas?

UNIDADE 2: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AS BASES TEÓRICAS E O USO DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

AULA 1: Bases teóricas da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

AULA 2: A inserção da mediação tecnológica na metodologia de ABP – limites e possibilidades

UNIDADE 3: ESTUDO DE UM CASO À LUZ DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

AULA 1: A atuação do preceptor como um facilitador da Aprendizagem Baseada em Problemas

AULA 2: Desafios e potencialidades da Aprendizagem Baseada em Problemas

UNIDADE 4: APLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA PRÁTICA DO PRECEPTOR

AULA 1: A Aprendizagem Baseada em Problemas na prática do ensino

AULA 2: Como trabalhar com a avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas?

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação.

As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por meio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento.

Toda a metodologia se apoia na mediação intermediada pelas tecnologias de informação e comunicação.

RECURSOS

Os recursos utilizados serão textos, figuras, infográficos e linha do tempo.

Módulos relacionados

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 307
  • 2245

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 276
  • 2243

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais