Informações Gerais

  • 15h
  • A partir de 26/5/2020
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias e intervenções multidisciplinares para promoção de cuidados de saúde qualificados e seguros. Os conteúdos estão organizados em duas unidades, cada uma com três aulas. Na Unidade 1, “A compreensão da segurança do paciente e suas interfaces com a complexidade dos sistemas de saúde e os fatores humanos”, são abordadas as principais terminologias e o histórico da segurança do paciente e suas interfaces com a complexidade dos sistemas de saúde, bem como é feita a abordagem de fatores humanos para auxiliar os profissionais de saúde que atuam como preceptores a compreenderem os efeitos dessas interfaces sobre a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde. Na Unidade 2, “Abordagens, estratégias e intervenções de qualidade e segurança do cuidado em saúde”, são apresentadas estratégias como, por exemplo, identificação dos erros para aprender com eles, e intervenções de segurança do paciente, como trabalho em equipe e comunicação eficazes, além de métodos de melhoria da qualidade.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Apresentar conceitos básicos e aspectos estruturantes da segurança do paciente e abordagens/estratégias/intervenções de segurança e de qualidade com vistas a fomentar as competências necessárias que podem ser incorporadas ao exercício da preceptoria para alcançar a segurança do paciente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer e aplicar os conceitos e termos-chave da segurança do paciente;

  • Compreender os sistemas de saúde e o efeito da complexidade no cuidado em saúde;

  • Refletir sobre a importância dos fatores humanos para a segurança do paciente;

  • Identificar estratégias que podem ser incorporadas ao exercício da preceptoria para alcançar a segurança do paciente.

Conteúdo

UNIDADE 1: A COMPREENSÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE E SUAS INTERFACES COM A COMPLEXIDADE DOS SISTEMAS DE SAÚDE E OS FATORES HUMANOS
AULA 1: Segurança do paciente: histórico, conceitos e aspectos fundamentais
AULA 2: A complexidade dos sistemas de cuidados de saúde e as abordagens do erro
AULA 3: Abordagem de fatores humanos e a segurança do paciente

UNIDADE 2: ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO CUIDADO EM SAÚDE
AULA 1: Identificação e prevenção de erros e eventos adversos e estratégias para o aprendizado a partir da ocorrência de erros
AULA 2: Por que atuar em equipe e desenvolver uma cultura de segurança são elementos essenciais para segurança do paciente?
AULA 3: Métodos de melhoria da qualidade e segurança do cuidado em saúde

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O módulo é ofertado sob a forma de educação a distância, sendo autoinstrucional e mediado por material didático, assim como por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

RECURSOS

Exposição do conhecimento mediante livro-texto do módulo, ilustrações, história em quadrinhos, infográficos, acessos para aprofundamento de temas (Saiba mais).