Informação geral

Sobre o curso

No módulo "Tipos de Auditoria Governamental", os cursistas serão introduzidos a duas abordagens essenciais no contexto do Sistema Nacional de Auditoria: a auditoria de conformidade (regularidade) e a auditoria operacional (desempenho). O objetivo é aprofundar a compreensão desses tipos de auditoria, ressaltando o papel crucial da auditoria interna na busca por conformidade e aprimoramento nas operações da saúde pública. Ao longo do módulo, os cursistas são orientados a entender a auditoria de conformidade como a avaliação de normas estabelecidas na Administração Pública, enquanto a auditoria operacional visa analisar se as entidades governamentais aderem aos princípios de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade, buscando identificar oportunidades de aprimoramento.

Objetivos

Geral:

Compreender os tipos de auditoria de conformidade (ou regularidade) e de auditoria operacional (ou de desempenho).

Específicos:

a) Explicar o que é auditoria de conformidade;
b) Explicar o que é auditoria operacional;
c) Demonstrar as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de auditoria;
d) Identificar na prática como podem ser aplicadas ao contexto do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).

Conteúdo

UNIDADE 1 – AUDITORIA DE CONFORMIDADE (OU REGULARIDADE)

UNIDADE 2 – AUDITORIA OPERACIONAL (OU DE DESEMPENHO)

Como nos organizamos

Metodologia

As aulas são oferecidas sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediadas por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

Recursos

Biblioteca, vídeo, imagem, glossário, infográficos, manuais de auditoria interna governamental (DENASUS, TCU, CGU, ISSAI) e o próprio texto.

Avaliação

A avaliação dar-se-á por meio de questões de múltipla escolha com quatro alternativas disponibilizadas ao final de cada unidade do curso.