Informação geral

Sobre o curso

O Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS - Especializa AUDSUS possui carga horária de 390 horas, desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem (AVASUS). 

A especialização está organizada em cinco eixos: 

Eixo I – Básico

Eixo II – Metodologia Científica

Eixo III – Auditoria no SUS

Eixo IV - Inovação em auditoria – perspectivas e práticas

Eixo V - Tópicos Especiais em Auditoria 

No Eixo II teremos o módulo Plano de Auditoria I no formato de webinar para apresentação da proposta do projeto de intervenção, e no Eixo IV teremos outra oferta de módulo no formato webinar, denominado Plano de Auditoria II para acompanhamento dos projetos de intervenção. No Eixo V teremos módulos optativos para complementar a formação no interesse do(a) especializando(a) e ao final do curso teremos as sessões síncronas para apresentação dos trabalhos de conclusão de curso. 

O tempo de dedicação assíncrona à distância obrigatório é de, no mínimo, 8h (oito horas) semanais, e 20h (vinte horas) síncronas a serem cumpridas nos webinários Plano de Auditoria I (apresentação do projeto de intervenção) e Plano de Auditoria II (apresentação do andamento dos trabalhos oriundos dos projetos) e ao final do curso a sessão de apresentação do TCC.

A proposta pedagógica da especialização baseia-se em três princípios: o uso de métodos ativos de ensino e aprendizagem como a aprendizagem baseada em problemas e a Instrução por pares (Peer Instruction); a mediação pedagógica por meio de dispositivos amparados em tecnologias de informação e comunicação (TICs) respaldada teoricamente pela Educomunicação; e o atendimento à formação humana ao longo da vida (lifelonglearning) ao compreender a formação humana como tarefa de longo prazo, que começa desde a mais tenra idade e não tem época para terminar. 

 

Objetivos

Objetivo Geral: 

Aprimorar as práticas e rotinas do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), com o uso de variadas atividades formativas, qualificando os profissionais integrantes deste sistema.

Objetivos Específicos:

Formar Especialistas em Auditoria do SUS promovendo desenvolvimento de competências técnicas e estratégicas que qualifiquem a auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS);

Estimular a autonomia progressiva dos auditores do SUS de forma coerente com as melhores práticas em auditoria;

Desenvolver competências para resolução conjunta de problemas, a partir de estudos de caso inspirados nas melhores práticas brasileiras e internacionais, sobre inovação e auditoria operacional no SUS; 

Aprimorar a prática da auditoria em seus aspectos teóricos e práticos por meio de variadas atividades formativas, qualificando a formação do auditor do SUS;

Ampliar a produção de conhecimento relacionado à auditoria do SUS;

Oferecer aos participantes conteúdos teóricos e práticos que levem à atualização dos conhecimentos sobre Auditoria e Inovação no SUS;

Fomentar a elaboração e aplicação de Planos de Intervenção para o fortalecimento da auditoria do SUS resultantes de trabalhos de conclusão do curso.

 

Conteúdo

Eixo I – Básico

● Conceitos e princípios do SUS: um olhar para auditoria e regulação do acesso aos serviços de saúde. 15h
● Introdução à educação flexível, aberta e à distância. 15h
● Políticas públicas de saúde. 15h
● Orçamento e financiamento do SUS. 15h
● Governança pública. 15h
● Fundamentos de auditoria. 30h
● Instâncias do controle interno do SUS. 30h

Eixo II - Metodologia Científica

● O pensamento e o método de desenvolvimento científico, com enfoque na produção de projetos de intervenção. 20h
● Métodos científicos para desenvolvimento de projetos de intervenção. 20h
● Plano de Auditoria I (Webinário apresentação dos projetos de intervenção). 10h

Eixo III - Auditoria no SUS

● Tipos de Auditoria Governamental. 10h
● Auditoria baseada em riscos. 20h 
● Fases da auditoria interna I. 30h
● Fases da auditoria interna II. 15h
● Sistemas de informação para auditoria no SUS. 20h
● Avaliação de políticas públicas de saúde na perspectiva da auditoria. 30h

EIXO - IV - Inovação em auditoria – perspectivas e práticas

● Processo de Aquisição, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos. 15h
● Processo de contratualização; contratação e Convênios Públicos e Privados no SUS. 15h
● Plano de Auditoria II (Webnário apresentação do andamento das intervenções). 10h

Eixo V - Tópicos Especiais em Auditoria (módulos optativos)

● Eficiência hospitalar. 20h
● Saúde dos Povos Indígenas. 20h
● A arte de pensar e o desafio do conhecimento. 20h
● Elaboração e análise de indicadores de saúde. 20h
● Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA-SUS) como instrumento de governança pública e de fortalecimento do controle social. 20h

Como nos organizamos

Recursos

O Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS - Especializa AUDSUS sustenta-se em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e requerem do aluno atitude proativa, com regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados. 

Os conteúdos são apresentados por meio de textos, vídeos, animações, infográficos e outros recursos que facilitam a aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será realizada de modo progressivo, por meio da frequência e desempenho nas avaliações de cada módulo, na participação nos webinários e na entrega e apresentação do trabalho de conclusão do curso. O projeto de intervenção será desenvolvido a partir de temas definidos junto ao Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para Formação, Qualificação e Aprimoramento do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, este trabalho será um relato da experiência da intervenção realizada ao longo do curso.

Equipe 

Coordenação técnica do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para Formação, Qualificação e Aprimoramento do Sistema Nacional de Auditoria do SUS

Juciano de Sousa Lacerda

Coordenação do Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS

Rosires Magali Bezerra de Barros

Vice Coordenação do Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS:

Théo Duarte da Costa