Informação geral
- 30h
- Desde a 9/7/2019
- Para
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saúde das pessoas. Reforça a importância de fortalecer a integração entre universidade, serviços de saúde e comunidade para que todos os envolvidos se fortaleçam num processo de mudança da lógica da formação e do trabalho em saúde. Também reconhece o papel central da comunidade no processo de planejamento, execução e avaliação das ações fundamentais para o trabalho e para a formação em saúde. Nessa perspectiva, o módulo fará um passeio pela história, mostrando as políticas nacionais que contribuíram para o fortalecimento dessa agenda no intuito também de discutir elementos que possam consolidar os princípios fundamentais que devem orientar a integração entre ensino, serviço e comunidade, tendo como horizonte a melhoria da qualidade da atenção à saúde e da formação dos profissionais de saúde.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
O módulo tem como objetivo geral: discutir a importância da preceptoria no contexto da saúde na comunidade para o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Refletir sobre o contexto atual dos processos de integração ensino-serviço-comunidade;
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Problematizar o percurso histórico das políticas de atenção à saúde e de reorientação da formação dos profissionais da saúde e suas implicações para o processo de integração ensino-serviço-comunidade;
- Discutir a dinâmica da preceptoria para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade.
Conteúdo
UNIDADE 1: COMPREENDENDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
AULA 1: Os desafios atuais da formação em saúde.
AULA 2: A integração ensino-serviço no contexto das políticas de reorientação da formação em saúde.
AULA 3: A integração ensino-serviço como espaço de reconhecimento das especificidades do trabalho em saúde.
UNIDADE 2: A PRECEPTORIA DO CONTEXTO DA SAÚDE NA COMUNIDADE FRENTE AO DESAFIO DE FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
AULA 1: A atenção básica como espaço privilegiado para a formação em saúde.
AULA 2: A preceptoria do contexto da saúde na comunidade frente ao desafio de fortalecimento da integração ensino-serviço.
AULA 3: O preceptor como interlocutor das necessidades de mudança do trabalho e da formação em saúde.
Como nos organizamos
METODOLOGIA
O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas partes, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação.
RECURSOS
O curso adotará diversos recursos para trabalhar com os temas centrais do módulo, dentre eles:
• Vídeos;
• Animações;
• Histórias em Quadrinhos;
• Leituras complementares.
AVALIAÇÃO
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O módulo é autoinstrucional e a avaliação será realizada ao final do módulo por meio de questões que abordem as discussões trabalhadas nas aulas.
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O sistema de avaliação irá fornecer feedback, de forma que esse processo de avaliação também se configure como parte do processo de aprendizagem dos estudantes.
Créditos
Instituições Parceiras