Informação geral

Sobre o curso

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes e a importância da mediação de tecnologias de informação e comunicação como grandes facilitadoras dos processos de ensino e aprendizagem. Utilizar a mediação tecnológica não é difícil, ela se constitui por meio do desenvolvimento de algumas competências básicas. Você saberá mais sobre a “sala de aula virtual”, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Como a preceptoria tem papel fundamental e estratégico na Educação no campo da Saúde, analisaremos criticamente as possibilidades de aplicação da mediação tecnológica, essência da EaD, no trabalho do preceptor.

Objetivos

OBJETIVO GERAL
Oferecer subsídios para que o aluno conheça os fundamentos básicos da Educação a Distância (EaD) aplicados à ação preceptora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estabelecer os fundamentos conceituais da Educação a Distância.
  • Avaliar criticamente a Educação a Distância.
  • Valorizar a mediação tecnológica aplicada aos processos de ensino e aprendizagem.
  • Desenvolver competências educacionais para a utilização da EaD.
  • Aplicar EaD à ação preceptora.

Conteúdo

UNIDADE 1: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
AULA 1: Educação a Distância: do que estamos falando?
AULA 2: Utilizar a Educação a Distância é difícil?

UNIDADE 2: APLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PRECEPTOR
AULA 1: Mediação tecnológica e Educação em Saúde
AULA 2: Aplicações da Educação a Distância à formação do preceptor

Como nos organizamos

METODOLOGIA
O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa? Significa que você encontrará um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por meio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Toda a metodologia se apoia na mediação por intermédio das tecnologias de informação e comunicação.

AVALIAÇÃO
Pré-teste, pós-teste e questionário avaliativo.

RECURSOS
Textos; figuras; quadros; infográficos.