Informações Gerais

  • 30h
  • 2243 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 9/4/2019
  • sem discussões
  • Para
  • 1538 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nível da qualidade do trabalho escolar, tanto do preceptor como dos alunos. Libâneo (2013) afirma que a avaliação é uma tarefa didática necessária e precisa ser permanente no trabalho docente, o qual deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho, fazendo as correções necessárias (LIBÂNEO, 2013, p. 216). Além disso, é importante reconhecer as variadas modalidades de avaliação e pensar sobre a prática avaliativa na preceptoria.

Objetivos

OBJETIVO GERAL
Neste módulo de trinta (30) horas, faremos uma trilha que entendemos ser de grande importância para o seu processo de aprendizagem. O objetivo geral é compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, deverá lançar mão de instrumentos de avaliação. Além disso, age em consonância com o objetivo geral do curso, que é aprimorar a prática da preceptoria em seus aspectos educacionais, por meio de variadas atividades formativas, qualificando a formação humana em saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Além desse objetivo geral, o módulo é norteado pelos seguintes objetivos específicos: conhecer as variadas modalidades de avaliação e pensar sobre a prática avaliativa na preceptoria. Esses dois também agindo em consonância com os objetivos específicos do curso, nesse caso:

  • Formar Especialistas em Preceptoria, promovendo o desenvolvimento de competências educacionais desses profissionais.
  • Aprimorar a prática pedagógica da preceptoria e contribuir para valorização dos preceptores.

Conteúdo

UNIDADE 1: A PRECEPTORIA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO

AULA 1: Conceitos e fundamentos de educação e ensino

AULA 2: A preceptoria no contexto dos conceitos e fundamentos de educação e ensino

UNIDADE 2: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E ENSINO 

AULA 1: Conceitos e fundamentos da avaliação

AULA 2: A avaliação e a preceptoria 

UNIDADE 3: MODALIDADES DE AVALIAÇÃO 

AULA 1: A diagnóstica, a formativa, a somativa

UNIDADE 1: A PRECEPTORIA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO

AULA 1: Conceitos e fundamentos de educação e ensino

AULA 2: A preceptoria no contexto dos conceitos e fundamentos de educação e ensino

UNIDADE 2: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E ENSINO

AULA 1: Conceitos e fundamentos da avaliação

AULA 2: A avaliação e a preceptoria

UNIDADE 3: MODALIDADES DE AVALIAÇÃO

AULA 1: A diagnóstica, a formativa, a somativa

Como nos organizamos

METODOLOGIA
O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação.
As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por intermédio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Além disso, toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.

RECURSOS
Os recursos utilizados serão textos, figuras, vídeos e infográficos.

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Modalidades de Avaliação

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 30h
  • 285
  • 2243

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais