Informações Gerais

  • 15h
  • 2242 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 8/1/2019
  • sem discussões
  • Para
  • 1340 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Cenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenários de prática.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Compreender de que maneira os cenários de prática são importantes para o processo ensino-aprendizagem na formação profissional no SUS e para o SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar os diversos cenários de aprendizagem existentes no campo da saúde no Brasil.

  • Analisar como os contextos locais impactam na aprendizagem em um determinado cenário de prática.

  • Compreender a importância da experiência significativa nos cenários de aprendizagem no SUS.

  • Analisar as competências necessárias para a aprendizagem em cenários de práticas.

  • Identificar competências para preceptoria relacionadas aos cenários de prática

Conteúdo

UNIDADE 1: CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
AULA 1 – A formação do profissional de saúde em diferentes cenários de práticas

AULA 2 – As competências necessárias para processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática
AULA 3 – Aprendizagem como experiência no SUS

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia empregada no módulo é interativa e com apresentação de conteúdo com linguagem dialógica. O aluno será conduzido de acordo com os processos descritos a seguir.

  • Exposição a uma situação-problema inicial.

  • Leitura do material didático fornecido.

  • Reflexão crítica do conteúdo apresentado por meio de interlocução com os alunos em ambiente virtual.

  • Realização dos processos de avaliação disponibilizados durante o módulo.

RECURSOS

Serão utilizados diferentes recursos para a disponibilização do conteúdo, tais como: imagens, conteúdo formal em formato de texto, infográfico, indicação de vídeos e documentário.

Módulos relacionados

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 386
  • 2242

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Segurança do paciente

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 352
  • 2242

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Princípios e Diretrizes no Sistema Único de Saúde

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 361
  • 2242

O Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da Política Nacional de Saúde. Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 373
  • 2243

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 303
  • 2242

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais