Informação geral
- 15h
- Desde a 7/1/2019
- Para
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
Cenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenários de prática.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Compreender de que maneira os cenários de prática são importantes para o processo ensino-aprendizagem na formação profissional no SUS e para o SUS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Apresentar os diversos cenários de aprendizagem existentes no campo da saúde no Brasil.
-
Analisar como os contextos locais impactam na aprendizagem em um determinado cenário de prática.
-
Compreender a importância da experiência significativa nos cenários de aprendizagem no SUS.
-
Analisar as competências necessárias para a aprendizagem em cenários de práticas.
-
Identificar competências para preceptoria relacionadas aos cenários de prática
Conteúdo
UNIDADE 1: CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
AULA 1 – A formação do profissional de saúde em diferentes cenários de práticas
AULA 2 – As competências necessárias para processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática
AULA 3 – Aprendizagem como experiência no SUS
Como nos organizamos
METODOLOGIA
A metodologia empregada no módulo é interativa e com apresentação de conteúdo com linguagem dialógica. O aluno será conduzido de acordo com os processos descritos a seguir.
-
Exposição a uma situação-problema inicial.
-
Leitura do material didático fornecido.
-
Reflexão crítica do conteúdo apresentado por meio de interlocução com os alunos em ambiente virtual.
-
Realização dos processos de avaliação disponibilizados durante o módulo.
RECURSOS
Serão utilizados diferentes recursos para a disponibilização do conteúdo, tais como: imagens, conteúdo formal em formato de texto, infográfico, indicação de vídeos e documentário.
Créditos
Instituições Parceiras