Informação geral

Sobre o curso

Com o objetivo de controlar as suas próprias ações, o poder público deve ser avaliado quanto ao cumprimento de m etas e ao desenvolvimento na execução dos programas de governo. Entendemos esse processo como a realização do Controle Interno e Auditoria interna do serviço público. Além disso, a realização do Gerenciamento dos Riscos também é fundamental para garantir qualidade e trazer confiança dos cidadãos nas organizações públicas, na medida em que exista esse sistema formal e estruturado. Caso contrário, a aplicação das Três Linhas de Defesa é necessária, podendo ajudar a melhorar na delegação e coordenação de tarefas essenciais de gerenciamento de risco. É possível, ainda, haver momentos de fiscalização sobre as contas e as ações, por entidades fiscalizadoras como controladoria e tribunal de contas no intuito de fornecer relatórios de sugestões de melhorias. Esses principais temas serão abordados neste módulo educacional.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:

Demonstrar os tipos de controles existentes na Administração Pública e suas fases que entrelaçam o processo de trabalho fiscalizatório.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever o controle Interno.
  • Conceituar os princípios administrativos.
  • Apresentar o papel da auditoria na gestão de riscos.
  • Descrever o modelo das três linhas de defesa.
  • Diferenciar o controle interno da auditoria interna.
  • Revelar a atuação fiscalizatória e ações do TCU e da CGU.

Conteúdo

Unidade 1 - Controle interno

Unidade 2 - Gestão de Riscos

Unidade 3 - Modelo das três linhas 

Unidade 4 – Diferenciação entre controle interno e auditoria interna

Unidade 5 - Atuação fiscalizatória sobre as contas, as ações e os controles internos do órgão:  Controladoria e Tribunal de contas

Como nos organizamos

METODOLOGIA

As aulas são oferecidas sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático, vídeos e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

RECURSOS

Vídeo, imagem, glossário e o próprio texto.

AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pós-teste compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas.