Informações Gerais

Sobre o curso

Este Módulo Plano de Preceptoria I irá auxiliá-lo na construção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), o qual terá como produto desta especialização a elaboração do Plano de Preceptoria (PP). Sendo esse indispensável para a conclusão do seu curso Especialização de Preceptoria em Saúde e será avaliado de forma presencial por uma banca examinadora, conforme a Resolução n° 01, de 08 de junho de 2007 do Ministério da Educação (MEC), para as pós-graduações lato sensu, na modalidade de ensino à distância.

O seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou seja, o seu Plano de Preceptoria (PP) será elaborado de acordo com o cenário e o processo de trabalho/ensino em que está inserido. Ele poderá ser construído de forma multiprofissional e/ou interprofissional. Mas a apresentação do PP à banca examinadora será individual, trazendo, assim, a sua perspectiva como profissional de saúde-preceptor sobre o Plano de Preceptoria vivenciado.

A Banca Examinadora, além de um processo avaliativo, também será um momento para compartilhar os conhecimentos adquiridos durante o curso, discutir e ouvir o parecer de especialistas sobre os aspectos trabalhados no seu plano de preceptoria.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar a sistematização das atividades de preceptoria desenvolvidas por você por intermédio do Plano de Preceptoria (PP).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Otimizar o processo de trabalho e de ensino/aprendizagem nos cenários práticos.

  2. Buscar o autoconhecimento do profissional de saúde-preceptor, o reconhecimento e a valorização de suas atividades.

  3. Procurar conscientizar institucionalmente e agregar valor a essa atividade de ensino em serviço, tão relevante para a missão dos nossos hospitais escola/universitários.

  4. Promover oportunidades de aprendizagem, como a construção de um plano de educação permanente para os alunos.

Conteúdo

UNIDADE 1: O PRECEPTOR E SEU PLANO DE PRECEPTORIA
Aula 01: Estratégias governamentais de ensino na saúde e preceptoria
Aula 02: Diagnóstico situacional e planejamento estratégico na preceptoria
Aula 03: Situação-problema para seu plano de preceptoria
Aula 04: Atores sociais do seu plano de preceptoria
Aula 05: Triângulo de governabilidade
Aula 06: Problematização e o plano de preceptoria
Aula 07: Construção do plano de preceptoria

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia utilizada será a problematização com situações-problemas vivenciadas por você no processo de ensino-aprendizagem nos cenários práticos. Utilizando a reflexão, o autoconhecimento e estimulando uma análise crítica-reflexiva, por meio de instrumentos que irão favorecer a identificação, a compreensão e a solução de problemas identificados por você na atividade de preceptoria, iremos executar este módulo de acordo com o plano de ação descrito abaixo.

RECURSOS

Textos, figuras, infográfico, quadros.

AVALIAÇÃO

A avaliação deste módulo será diferenciada dos demais, pois será constituída por instrumentos que serão apresentados no decorrer das aulas do módulo. Você deverá preenchê-la de acordo com os comandos relacionados ao seu Plano de Preceptoria.

Módulos relacionados

Saúde na Comunidade: integração ensino-serviço

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 30h
  • 280
  • 2243

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Ambiente Hospitalar: ensino na prática

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 30h
  • 299
  • 2243

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais