Informação geral

Sobre o curso

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para tanto, foram selecionadas quatro instituições educacionais cujos relatos nos descrevem a maneira como concebem a educação e a prática pedagógica no cotidiano de suas unidades de ensino e de atendimento assistencial. Os relatos ressaltam também a importância da construção coletiva e de avaliação do projeto político pedagógico que lhes forneceu a base para suas práticas de ensino e de avaliação. O módulo discute os dilemas vivenciados pelos preceptores e que caminhos novos poderiam minimizar ou até mesmo solucionar as dificuldades encontradas no exercício da preceptoria.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Descrever e analisar as diferentes práticas de preceptoria e as formas de avaliação utilizadas pelos preceptores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender as questões didáticas e pedagógicas que dificultam o exercício da preceptoria.

  • Entender que valores educacionais e éticos subjazem à prática da avaliação servindo como balizadores.

  • Discutir a importância da construção do projeto político pedagógico como apoio para os processos de ensino e aprendizagem exercidos pela preceptoria.

Conteúdo

UNIDADE 1 – AVALIAÇÃO EM PRECEPTORIA: DILEMAS
AULA 1: Os diversos significados atribuídos à preceptoria
AULA 2: Os entraves na prática da preceptoria

UNIDADE 2 – AVALIAÇÃO EM PRECEPTORIA: DESAFIOS
AULA 1: A preceptoria em diálogo com a educação
AULA 2: Novas trilhas para a prática dos preceptores

UNIDADE 3 – PROJETOS DE RESIDÊNCIA E SUAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO
AULA 1: Análise de dois projetos e suas práticas de avaliação
AULA 2: Projetos políticos pedagógicos de residência
AULA 3: Avaliação e preceptoria

UNIDADE 4 – ENQUETE
AULA 1: Análise das práticas de avaliação

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas partes, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. A partir desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.

RECURSOS

Os recursos utilizados serão textos, figuras, tarefas e vídeos.