Informação geral

Sobre o curso

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfil descrito nos documentos e nas legislações direcionadas pelo MEC que trazem os objetivos da aprendizagem para os cursos da saúde. As novas abordagens pedagógicas são pautadas nos conhecimentos registrados pela literatura e alicerçam as características da aprendizagem do adulto e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Essas atividades se tornaram um marco na modernização do ensino na saúde, mudando o foco do processo: do professor, na educação bancária em que ele era o detentor do conhecimento, para o aluno, até então receptáculo, passando a ter um papel proativo na construção do seu conhecimento. Enfim, o módulo traz noções sobre a importância do trabalho interprofissional em saúde, representando uma nova forma do profissional valorizar o resultado de sua atuação.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Disponibilizar subsídios aos profissionais que exercem preceptoria, para que desenvolvam uma postura crítico-reflexiva e compreendam a importância do seu papel na formação de um profissional da saúde, além de realizar uma introdução para o conhecimento de ferramentas educacionais como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir o papel do preceptor, considerando suas várias formas de atuação que convergem para a formação do profissional da saúde.

  • Apresentar as bases documentais e legais que direcionam a definição dos objetivos de aprendizagem.

  • Introduzir o conhecimento sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, discutindo suas estratégias baseadas na aprendizagem do adulto.

  • Ressaltar a importância do trabalho interprofissional e a inserção do profissional da saúde em formação nesse contexto.

 

Conteúdo

UNIDADE 1: CONHECENDO AS BASES DA PRECEPTORIA
AULA 1: Papel do preceptor na área da saúde
AULA 2: Diretrizes para os objetivos de aprendizagem
AULA 3:
Noções sobre andragogia

UNIDADE 2: ATIVIDADES DO PRECEPTOR
AULA 1: Introdução a metodologias ativas de aprendizagem e avaliação
AULA 2: O fim do trabalho solitário: a construção interprofissional da atuação

Como nos organizamos

METODOLOGIA
Este módulo traz uma situação-problema inicial e utiliza o convite à reflexão, à autoavaliação, além de estimular a capacidade de intervenção do aluno para compreensão e solução de problemas ligados à função de preceptor. O módulo é instrucional com conteúdos introdutórios.

RECURSOS
Questionários pré e pós-teste; infográfico; textos; animação.