Sobre o parceiro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Rio de Janeiro e do Brasil. Seu principal campus é o Francisco Negrão de Lima, que está localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. A universidade conta ainda com os campi de Petrópolis, Duque de Caxias, São Cristovão, Botafogo, Lapa, Ilha Grande, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, São Gonçalo e Queimados (em construção).
Módulos ofertados

Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar
UERJ / UNA-SUS / MSAnalisar a violência na saúde: este é o objetivo deste módulo além de avaliar o seu impacto, o motivo pelo qual tornou-se uma questão de saúde pública e seus custos. Neste módulo veremos conceitos gerais referentes à violência, sua defini Ver mais

PolÃtica Nacional de Saúde Integral LGBT
UERJ / UNA-SUS/RJ / UNA-SUS / Fiocruz / SUS / MSNo âmbito da Saúde Pública, surge um novo tema: a saúde da população LGBT. A luta por direitos pela equidade nos leva a pensar e a agir com um único objetivo: como atender às necessidades de saúde da população LGBT, proporcionando-lhe o a Ver mais

Especialização de Preceptoria em Saúde
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSO curso de Especialização de Preceptoria em Saúde é ofertado na modalidade de ensino semipresencial com carga horária total de 360h (trezentos e sessenta horas), desenvolvidas ao longo de cinco eixos formativos: Eixo I – Básico; Eixo II – Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes e a importância da mediação de tecnologias de informação e comun Ver mais

PrincÃpios e Diretrizes no Sistema Único de Saúde
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSO Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da PolÃtica Nacional de Saúde. Não se restringe a um sistema de prestação de serviços assistenci Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfi Ver mais

Educação nos cenários de práticas
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSCenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenà Ver mais

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e polÃticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre pares e a sala de aula invertida. Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PBL – Problem Based Learning). Vamos estudá-la à luz da aplicação Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais caracterÃsticas dessas metodologias. Ainda nessa fase do nosso estud Ver mais

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para tanto, foram selecionadas quatro instituições educacionais cujos r Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nÃvel Ver mais

Ambiente Hospitalar: ensino na prática
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedag Ver mais

Saúde na Comunidade: integração ensino-serviço
ESUFRN / UFRN / SEDIS / LAIS / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSO módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saúde das pessoas. Reforça a importância de fortalecer a integração Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes e a importância da mediação de tecnologias de informação e comun Ver mais

PrincÃpios e Diretrizes no Sistema Único de Saúde
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSO Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da PolÃtica Nacional de Saúde. Não se restringe a um sistema de prestação de serviços assistenci Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / EBSERH / HUOL / UERJ / IFHT / MSEste módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e polÃticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento Ver mais

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias Ver mais

Educação nos cenários de práticas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSCenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenà Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfi Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais caracterÃsticas dessas metodologias. Ainda nessa fase do nosso estud Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PBL – Problem Based Learning). Vamos estudá-la à luz da aplicação Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre pares e a sala de aula invertida. Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSEste módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nÃvel Ver mais

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para tanto, foram selecionadas quatro instituições educacionais cujos r Ver mais

Saúde na Comunidade: integração ensino-serviço
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSO módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saúde das pessoas. Reforça a importância de fortalecer a integração Ver mais

Ambiente Hospitalar: ensino na prática
UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN / IFHT / EBSERH / HUOL / UERJ / MSNeste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedag Ver mais