Informação geral

  • 45h
  • Desde a 26/2/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Analisar a violência na saúde: este é o objetivo deste módulo além de avaliar o seu impacto, o motivo pelo qual tornou-se uma questão de saúde pública e seus custos. Neste módulo veremos conceitos gerais referentes à violência, sua definição e tipologia. 

Estudaremos, também, a família e sua relação com a equipe da Atenção Domiciliar como elemento fundamental no cuidado do dependente e veremos como a deficiência torna o indivíduo mais vulnerável à violência.

 

Objetivos

Analisar o impacto da violência na saúde e no ambiente familiar, com foco nas situações de violência em cada segmento populacional e no cotidiano do profissional da Atenção Domiciliar dentro das comunidades e áreas de maior risco.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Unidade 1 – Introdução

Unidade 2 – Particularidades na abordagem da violência aos diferentes grupos populacionais

Unidade 3 – Violência e Atenção Domiciliar

Como nos organizamos

RECURSOS: Cada uma das unidades temáticas enriquecidas com vídeos, ilustrações, sínteses, propostas de reflexão, conteúdos complementares em boxes de saiba mais e atividades formativas. Os livros podem ser acessados on-line, em texto corrido on-line ou em texto impresso.

GLOSSÁRIO: No Glossário, você encontra as definições de termos ou siglas recorrentes e fundamentais para a compreensão do conteúdo.

BIBLIOTECA: Na Biblioteca, você encontra alguns documentos citados ao longo do material tais como decretos, portarias entre outros.

AVALIAÇÃO:

- Exercícios de revisão: Ao longo do módulo, você encontrará diversas atividades de avaliação formativas visando consolidar o conteúdo aprendido. Esses exercícios não serão pontuados e você poderá realizá-los quantas vezes desejar.
- Prova on-line