Informações Gerais

Sobre o curso

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento realizado nos momentos de aprendizagem; também relaciona o conceito com as ações que podem ser desenvolvidas dentro ou fora do ambiente hospitalar. O módulo tem o objetivo de estimular a participação do preceptor nas ações de educação permanente em saúde por meio da informação e de sugestões sobre o seu papel na interface entre educação e assistência, induzindo transformações dentro ou fora das unidades hospitalares.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Informar os profissionais da saúde sobre Educação Permanente dentro das unidades hospitalares e nos outros serviços de saúde, bem como sobre sua importância como estratégia de atualização dos trabalhadores e de mudança nos processos de trabalho para qualificação da assistência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Esclarecer conceitos de Educação Permanente em Saúde (EPS), mostrando a diferença entre esta e a educação continuada no que diz respeito ao caráter de transformação do cotidiano do trabalho em saúde.

  • Apresentar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) pelo Ministério da Saúde, com o intuito de contribuir para a transformação dos processos de formação profissional em serviço e melhoria da atenção à saúde.

  • Estimular os preceptores a fazerem uso da metodologia de problematização com alunos e residentes para minimizar os nós críticos, ressignificando os processos de trabalho em saúde no seu local de trabalho.

Conteúdo

UNIDADE 1: INTRODUÇÃO E HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE
AULA 1: Conceito da Educação Permanente em Saúde/Diferenças entre Educação Continuada e Educação Permanente
AULA 2: Política de Educação Permanente em Saúde: compreendendo a linha do tempo, os problemas a serem considerados e as perspectivas de mudança para os serviços

UNIDADE 2: A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ELEMENTO QUE IMPULSIONA A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
AULA 1: Educação Permanente na Rede SUS: a qualificação da Atenção Primária
AULA 2: Educação Permanente no contexto hospitalar: a reflexão crítica sobre os processos de trabalho

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é interativa instrucional com chamado à ação-reflexão-ação nos locais de trabalhos do nosso aluno, além da disponibilização de material extracurso para complemento do aprendizado.

RECURSOS

Para a disponibilização do conteúdo, serão utilizados diferentes recursos listados a seguir.

  • Textos

  • Ilustrações

  • Quadros

  • Linha do tempo