Informações Gerais

  • 15h
  • 2245 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 12/3/2019
  • sem discussões
  • Para
  • 1579 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre pares e a sala de aula invertida.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Ampliar o conhecimento sobre metodologias ativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ampliar o conceito de metodologias ativas.
• Conhecer as características e aplicações de método de projetos, estudo de caso e aprendizagem entre pares.
• Avaliar as condições de aplicabilidade dessas metodologias à ação preceptora.

Conteúdo

UNIDADE 1 – UM POUCO MAIS SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS
AULA 1: Alguns conceitos importantes para conhecer e aplicar as metodologias ativas
AULA 2: Os precursores das metodologias ativas

UNIDADE 2 – Método de projetos, estudo de caso, aprendizagem entre pares e sala de aula invertida
AULA 1: Método de projetos e estudo de caso
AULA 2: Aprendizagem entre pares e sala de aula invertida

Como nos organizamos

O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa?
Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. A partir desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento.
Considerando esses aspectos, neste material, toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.

Módulos relacionados

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 30h
  • 300
  • 2243

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 276
  • 2243

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais