Informações Gerais

  • 45h
  • A partir de 12/5/2016
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

No âmbito da Saúde Pública, surge um novo tema: a saúde da população LGBT. A luta por direitos pela equidade nos leva a pensar e a agir com um único objetivo: como atender às necessidades de saúde da população LGBT, proporcionando-lhe o atendimento qualificado?

Neste contexto, o curso Política Nacional da Saúde Integral LGBT foi organizado, em uma parceria ente o Ministério da Saúde e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro por meio da rede UNA-SUS, de forma a contribuir com os(as) profissionais de saúde, notadamente os(as) trabalhadores(as) do SUS, para que realizem suas ações de cuidado, promoção e prevenção, com qualidade, de forma equânime, garantindo à população LGBT acesso à saúde integral, melhorando, portanto, a saúde deste grupo populacional. 

Objetivos

Este curso visa contribuir com os(as) profissionais de saúde, notadamente os(as) trabalhadores(as) do SUS, para que realizem suas ações de cuidado, promoção e prevenção à população LGBT, com qualidade, de forma equânime, garantindo a esta população acesso à saúde integral, melhorando, portanto, a saúde deste grupo populacional.

Conteúdo

Apresentação

Unidade 1: Gênero e sexualidade

Unidade 2: O estudo da Política LGBT e seus marcos

Unidade 3: Realizando o acolhimento e o cuidado à população LGBT

Como nos organizamos

METODOLOGIA: Formato autoinstrucional, em que não há mediação de tutor e as atividades possuem correção automatizada com feedback imediato de seus erros e acertos;

RECURSOS:

-Livro digital: Cada livro digital apresenta as unidades temáticas enriquecidas com vídeos, ilustrações, sínteses, propostas de reflexão, conteúdos complementares em boxes de saiba mais e atividades formativas. Todos os livros podem ser acessados no formato de e-learning on-line por desktop ou equipamentos mobile.
-Glossário: No Glossário, você encontra definições de alguns termos, siglas e expressões apresentados ao longo do curso.
-Biblioteca: Na Biblioteca, você encontra alguns documentos citados ao longo do material tais como decretos, portarias entre outros.

-Linha do Tempo: garante o acompanhamento ao longo do curso.