Informações Gerais

  • 15h
  • 2242 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 30/10/2018
  • sem discussões
  • Para
  • 1381 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

O Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da Política Nacional de Saúde. Não se restringe a um sistema de prestação de serviços assistenciais, mas é complexo e busca articular ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com ações de cura e reabilitação. Assenta-se em princípios doutrinários e diretrizes organizativas, que servem de linhas de base às proposições de reorganização dos serviços, das práticas de saúde e da formação dos profissionais de saúde. Assim, é fundamental compreender como esse sistema foi organizado política e socialmente enquanto direito e como os profissionais de saúde são agentes essenciais para a sobrevivência desse modelo de atenção à saúde. Este módulo, por sua vez, tem como objetivo apresentar de maneira crítico-reflexiva o histórico de constituição do SUS, seus princípios fundamentais, diretrizes organizativas e o papel dos trabalhadores da saúde como preceptores na formação dos futuros profissionais.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Apresentar de maneira crítico-reflexiva o histórico de constituição do SUS, seus princípios doutrinários, diretrizes organizativas e o papel dos trabalhadores da saúde na formação dos profissionais de saúde no SUS e para o SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir, conceitualmente, o que é o SUS e seus princípios ético-legais, ressaltando a importância do processo de conformação e consolidação política do SUS e o papel do profissional de saúde.

  • Introduzir o desenvolvimento das Políticas de Saúde no Brasil em uma perspectiva sócio-histórica, a fim de que o aluno possa dimensionar, criticamente, o SUS de hoje e as perspectivas para os próximos anos.

  • Apresentar e discutir as diretrizes organizativas e o alcance dessas diretrizes no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde.

  • Fomentar o debate da preceptoria como uma prática consciente no que diz respeito ao papel do SUS enquanto formador de recursos humanos para a saúde.

Conteúdo

UNIDADE 1: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: HISTÓRICO, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
AULA 1 – O que é o SUS?
AULA 2 – Aspectos sócio-históricos da constituição do SUS
AULA 3 – O alcance dos princípios e diretrizes: a preceptoria como uma prática consciente no SUS.

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia empregada no módulo Configura-se de forma interativa e com apresentação de conteúdo. O aluno será conduzido de acordo com os processos descritos a seguir.

  • Exposição a uma situação-problema inicial que será alinhavada com o conteúdo teórico e conceitual apresentado durante toda a Unidade.

  • Leitura do material didático fornecido.

  • Reflexão crítica do conteúdo apresentado, por meio de interlocução com os alunos em ambiente virtual.

  • Realização dos processos de avaliação disponibilizados durante o módulo.

  • Participação em fóruns e entrega de atividades ao tutor.

RECURSOS

Para a disponibilização do conteúdo, serão utilizados diferentes recursos listados a seguir.

  • Imagem

  • Conteúdo formal em formato de texto

  • Linha do tempo interativa (contendo imagens, áudio, vídeo)

  • Apresentação de imagens

  • Infográfico

Módulos relacionados

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 386
  • 2242

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Segurança do paciente

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 352
  • 2242

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 373
  • 2243

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Educação nos cenários de práticas

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 300
  • 2242

Cenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação n Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

UFRN / SEDIS / LAIS / ESUFRN
  • 15h
  • 303
  • 2242

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais