Informação geral

Sobre o curso

O presente módulo surgiu da necessidade de instrumentalizar o apoiador de pesquisa e intervenção do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção em relação ao conteúdo METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Essa questão se fundamenta no fato de a pesquisa constituir um dos eixos do referido projeto, bem como devido esses profissionais serem responsáveis por dar apoio às pesquisas relativas à sífilis desenvolvidas nos territórios de atuação. Embora essa oferta educacional esteja direcionada para a temática da sífilis, qualquer profissional inserido no sistema de saúde brasileiro poderá realizá-lo, considerando a transversalidade do tema pesquisa na prática profissional. Nesse sentido, os objetivos deste módulo são: compreender a importância do conhecimento científico; refletir sobre a contribuição da metodologia científica na abordagem da problemática da sífilis, as descobertas científicas acerca do assunto, bem como a sua relação com a prevenção, controle e tratamento desse agravo; realizar levantamento bibliográfico em fontes de informação científicas; e elaborar um projeto de pesquisa acerca da temática sífilis. Para tanto, apresenta um breve diálogo entre a história da sífilis e o conhecimento em torno dessa doença; e caracteriza os principais tipos de estudos realizados pela comunidade científica em suas investigações.

Objetivos

- Compreender a diferença entre ciência e senso comum;
- Compreender o que é método científico e organização do trabalho científico.
- Compreender a importância do conhecimento científico;
- Realizar levantamento bibliográfico em fontes de informação científicas.

Conteúdo

UNIDADE 1 - O QUE É CIÊNCIA?

UNIDADE 2 – APRENDENDO SOBRE MÉTODOS DE PESQUISA

UNIDADE 3 – FONTES DE INFORMAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO

Como nos organizamos

Metodologia

Este módulo será oferecido na modalidade de educação mediada por tecnologia, autoinstrucional, sendo desenvolvido em linguagem dialógica, por meio da utilização de vídeos e atividades interativas. Serão realizadas atividades avaliativas para refletir sobre o conteúdo estudado

Recursos

Textos, infográficos, gráficos, tabelas, entre outros.

Avaliação

A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha relativas ao conteúdo trabalhado.