Informação geral

Sobre o curso

Evolução histórica das Políticas de Saúde no Brasil. modelos assistenciais. O SUS e seus princípios (Doutrinários e Organizativos). Organização da Assistência (atenção básica, média e alta complexidade). Pactuação, financiamento e contratualização, Regionalização. Modelos de atenção à saúde. Redes de atenção à saúde. Redes temáticas prioritárias. Políticas de atenção primária, secundária e terciária no SUS. Política de humanização. Políticas voltadas a grupos vulneráveis.O módulo aborda noções básicas sobre o Estado, as Políticas Sociais e a construção da Cidadania nas sociedades ocidentais e reconstitui marcos históricos da construção da Política de Saúde no Brasil. Discute aspectos essenciais da reforma sanitária brasileira e o processo de institucionalização do SUS, e, apresenta a configuração assumida pelo SUS ao longo de sua implementação, culminando com a descrição da organização dos serviços em redes de atenção, com uma breve análise do contexto atual que desafia sua consolidação.

Objetivos

  • Descrever de modo sumário a trajetória da construção da cidadania na sociedade ocidental.
  • Identificar as responsabilidades do Estado na formulação e na implementação de Políticas Sociais.
  • Conhecer a história da política de saúde no Brasil e o processo da Reforma Sanitária.
  • Refletir sobre o processo de implantação e implementação do SUS.
  • Reconhecer a dinâmica de funcionamento das redes de atenção nas regiões de saúde.

Conteúdo

UNIDADE I: Noções básicas sobre o Estado, as Políticas Sociais e a construção da cidadania

UNIDADE II: A reforma sanitária brasileira e o processo de institucionalização do SUS

UNIDADE III: O desafio da regionalização e da efetivação das redes de atenção

Como nos organizamos

METODOLOGIA
A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem exige desenvolvimento da capacidade de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitados em atividades de verificação de conhecimentos.

RECURSOS: 

Textos, vídeos, sites, músicas.

AVALIAÇÃO 

Será realizada a partir de questionários autoinstrucionais.