Informações Gerais

  • 30h
  • 2134 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 16/2/2018
  • sem discussões
  • 1136 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público
  • Investimento do curso: R$ 69.517,95
  • Investimento por aluno: R$ 32,58

Sobre o curso

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi organizado mediante a construção de quatro unidades, nas quais apresentamos uma situação prática (um “caso”) envolvendo a utilização da mediação tecnológica em atividades educacionais. Em seguida, fez-se a problematização de cada uma por meio de questões respondidas ao final da unidade. Para a elaboração das respostas a essas perguntas, foi oferecido um referencial teórico compacto e essencializado em torno dos aspectos fundamentais escolhidos.

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Desenvolver a formação humana para a gestão e a docência de cursos mediados por tecnologias (presenciais, híbridos e a distância).

Objetivos específicos:

Aprofundar o conhecimento sobre recursos tecnológicos utilizados na mediação de atividades educacionais.

Desenvolver atitudes positivas relativamente ao emprego de mediação tecnológica nas atividades educacionais.

Conhecer algumas características dos alunos em relação ao uso de mediação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem.

Conhecer e analisar aspectos teóricos e técnicos/práticos de utilização de alguns recursos tecnológicos utilizados em mediação de atividades educacionais.

Conhecer e vivenciar experiências pedagógicas inovadoras mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.

Conteúdo

UNIDADE 1 - A mediação tecnológica chega à Escola dos Cajueiros

Planejamento, implantação, monitoramento e avaliação de um projeto de mediação tecnológica em sala de aula

UNIDADE 2 - Ensinando e aprendendo com o auxílio de uma rede social

Processo de ensino e aprendizagem com a mediação de redes sociais

UNIDADE 3 - Uma sala de aula “ao contrário”. Experiência de ensino híbrido com a utilização da metodologia da sala de aula invertida

Conceitos e características do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Sugestões para a utilização dessa metodologia

UNIDADE 4 - Aprender utilizando o telefone celular? Tecnologias móveis e mediação pedagógica

Conceito e características da “aprendizagem móvel” (m-Learning). Aplicação na prática educacional

Como nos organizamos

METODOLOGIA:

O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso, as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções, apresentado de maneira agradável e voltado para a prática cotidiana de professores e estudantes. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos, com organização de cada uma das quatro unidades do Módulo apresentando um caso prático de aplicação de mediação tecnológica em atividades educacionais.

RECURSOS:

Criação de um cenário nos quais acontecerão os casos.

Personagens criados para o Módulo 1 (Professores Danilo, Helena e Antônio) e criação de outros, necessários a este módulo.

Vídeos.

Ilustrações.

Infográficos.

AVALIAÇÃO:

Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.

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