Informação geral
- 30h
- Desde a 15/2/2018
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi organizado mediante a construção de quatro unidades, nas quais apresentamos uma situação prática (um “caso”) envolvendo a utilização da mediação tecnológica em atividades educacionais. Em seguida, fez-se a problematização de cada uma por meio de questões respondidas ao final da unidade. Para a elaboração das respostas a essas perguntas, foi oferecido um referencial teórico compacto e essencializado em torno dos aspectos fundamentais escolhidos.
Objetivos
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Desenvolver a formação humana para a gestão e a docência de cursos mediados por tecnologias (presenciais, híbridos e a distância).
Objetivos específicos:
• Aprofundar o conhecimento sobre recursos tecnológicos utilizados na mediação de atividades educacionais.
• Desenvolver atitudes positivas relativamente ao emprego de mediação tecnológica nas atividades educacionais.
• Conhecer algumas características dos alunos em relação ao uso de mediação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem.
• Conhecer e analisar aspectos teóricos e técnicos/práticos de utilização de alguns recursos tecnológicos utilizados em mediação de atividades educacionais.
• Conhecer e vivenciar experiências pedagógicas inovadoras mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.
Conteúdo
UNIDADE 1 - A mediação tecnológica chega à Escola dos Cajueiros
Planejamento, implantação, monitoramento e avaliação de um projeto de mediação tecnológica em sala de aula
UNIDADE 2 - Ensinando e aprendendo com o auxílio de uma rede social
Processo de ensino e aprendizagem com a mediação de redes sociais
UNIDADE 3 - Uma sala de aula “ao contrário”. Experiência de ensino híbrido com a utilização da metodologia da sala de aula invertida
Conceitos e características do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Sugestões para a utilização dessa metodologia
UNIDADE 4 - Aprender utilizando o telefone celular? Tecnologias móveis e mediação pedagógica
Conceito e características da “aprendizagem móvel” (m-Learning). Aplicação na prática educacional
Como nos organizamos
METODOLOGIA:
O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso, as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções, apresentado de maneira agradável e voltado para a prática cotidiana de professores e estudantes. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos, com organização de cada uma das quatro unidades do Módulo apresentando um caso prático de aplicação de mediação tecnológica em atividades educacionais.
RECURSOS:
• Criação de um cenário nos quais acontecerão os casos.
• Personagens criados para o Módulo 1 (Professores Danilo, Helena e Antônio) e criação de outros, necessários a este módulo.
• Vídeos.
• Ilustrações.
• Infográficos.
AVALIAÇÃO:
Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.