Informações Gerais

  • 30h
  • 342 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 1/5/2018
  • 1813 discussões
  • Para
  • 211 avaliações
  • Com Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Os temas abordados neste módulo têm como objetivo gerar a reflexão crítica na forma como o acesso à atenção primária à saúde está organizado. Seus conteúdos trazem ferramentas que permitem às equipes redefinir a gestão da clínica baseada na realidade em que atuam, centrada nas pessoas, otimizando o potencial criativo de todos os profissionais envolvidos.

Para que o(a) aluno(a) contribua na transformação do fazer cotidiano, junto aos demais integrantes da sua equipe de Saúde da Família, propomos neste módulo refletir, analisar e propor mudanças baseados em modelos de organização de agenda, de programação e de priorização de visitas domiciliares, bem como implantar acolhimento como postura técnico-ética, incluindo a classificação de riscos e registrando adequadamente os atendimentos.

O acesso, por meio da atenção das demandas espontânea e programada, deve ser organizado de forma a garantir os princípios da Atenção Básica (ou Primária) e do Sistema Único de Saúde – SUS. Nessa perspectiva, o acolhimento como postura técnica-ética, a classificação de riscos, a gestão da clínica e a organização das visitas domiciliares são estratégias e ferramentas que ajudam a que o acesso seja mais equânime e orientado pelas necessidades de saúde da população.

Registrar os atendimentos num formato que permita expressar toda a complexidade da Atenção básica, utilizando o registro clínico orientado por problemas, tornando o S.O.A.P. a forma de se evoluir as situações trazidas, são instrumentos que facilitam a atenção longitudinal e contribuem para mais resolutividade das ações assistenciais.

Objetivos

• Reconhecer o acolhimento como ferramenta de organização dos processos de trabalho.

• Reconhecer o acolhimento como tecnologia leve, fruto de postura profissional.

• Aproximar os conceitos de gestão da clínica às práticas da Atenção Básica.

• Racionalizar a realização das visitas domiciliares.

• Refletir sobre modelos de organização de agendas na Atenção Básica.

Conteúdo

UNIDADE I: ACOLHIMENTO

AULA 1 – #estamosjuntos!

AULA 2 – O que ganhamos acolhendo?

UNIDADE II: GESTÃO DA CLÍNICA

AULA 1 – Planejando fica mais fácil.

AULA 2 – Registrar é preciso!

UNIDADE III: O CUIDADO DENTRO DE CASA.

AULA 1 – Visita domiciliar como ferramenta de cuidado.

UNIDADE IV: FAZER O TRABALHO DE HOJE, HOJE!

4.1. AULA 1 - Acesso Avançado

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem exige desenvolvimento da capacidade de interpretação, síntese e contextualização que será exercitado em atividades de verificação de conhecimentos e elaboração de tarefas e microintervenções voltadas para o dia a dia do profissional e de sua equipe, com priorização de metodologia ativa de ensino aprendizagem.

RECURSOS

Textos, vídeos, sites, músicas.

AVALIAÇÃO:

Será realizada de modo progressivo, por meio da avaliação da participação dos alunos em fóruns, da análise das tarefas realizadas e da microintervenção final do módulo.

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