Informação geral
- 30h
- Desde a 18/9/2018
- Para
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
Este módulo discorre sobre os mais frequentes cânceres na Atenção Primária em Saúde, abrangendo o rastreamento, os diagnósticos e o seguimento dos cânceres de pele, próstata, mama e colo uterino. Além disso, aborda as diferentes posições que possam existir no mundo científico a respeito dos temas, a partir de copepsnsensos, opiniões e estudos de órgãos de governos, sociedades de especialidades e revisões de artigos científicos. O foco é a possibilidade de atuação das equipes na APS, como primeiro contato, cuidado longitudinal e coordenadores do cuidado das pessoas sob suas responsabilidades sanitárias no que diz respeito a essas patologias.
Objetivos
OBJETIVOS:
• Destacar a importância do tema e de suas implicações no cotidiano das equipes de Saúde da Família.
• Apresentar recomendações atuais a respeito do: câncer de pele, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de colo uterino.
• Apresentar as diferentes posições existentes no mundo científico a respeito do tema.
Conteúdo
UNIDADE I: Câncer de Pele
AULA 1 – “Ando tão à flor da pele”: diagnóstico precoce, diagnóstico e seguimentos pela APS
UNIDADE II: Câncer de Próstata
AULA 1 – Não me toque: Rastreamento, diagnóstico precoce e seguimentos pela APS
UNIDADE III: Câncer de Mama
AULA 1 – Bate forte em meu peito: Rastreamento e diagnóstico precoce
AULA 2 – Seguimento pela APS: o papel da Atenção Primária à Saúde na abordagem ao câncer de mama
UNIDADE IV: Câncer de Colo Uterino
AULA 1 – Mais do mesmo, não! Rastreamento e diagnóstico precoce
AULA 2 – Diagnóstico e seguimentos pela APS
Como nos organizamos
METODOLOGIA
A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e à realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem decorre do desenvolvimento da capacidade de interpretação, síntese e contextualização que, aqui, será exercitada em atividades de verificação de conhecimentos, com prioridade de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
RECURSOS
Textos, vídeos, leituras, músicas, infográficos, animações e imagens.
AVALIAÇÃO
Será realizada a partir de questionários autoinstrucionais.