Informações Gerais

  • 30h
  • 342 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 18/9/2018
  • 271 discussões
  • Para
  • 195 avaliações
  • Com Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Este módulo discorre sobre os mais frequentes cânceres na Atenção Primária em Saúde, abrangendo o rastreamento, os diagnósticos e o seguimento dos cânceres de pele, próstata, mama e colo uterino. Além disso, aborda as diferentes posições que possam existir no mundo científico a respeito dos temas, a partir de copepsnsensos, opiniões e estudos de órgãos de governos, sociedades de especialidades e revisões de artigos científicos. O foco é a possibilidade de atuação das equipes na APS, como primeiro contato, cuidado longitudinal e coordenadores do cuidado das pessoas sob suas responsabilidades sanitárias no que diz respeito a essas patologias.

Objetivos

OBJETIVOS:

Destacar a importância do tema e de suas implicações no cotidiano das equipes de Saúde da Família.

Apresentar recomendações atuais a respeito do: câncer de pele, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de colo uterino.

Apresentar as diferentes posições existentes no mundo científico a respeito do tema.

Conteúdo

UNIDADE I: Câncer de Pele
AULA 1 – “Ando tão à flor da pele”: diagnóstico precoce, diagnóstico e seguimentos pela APS

UNIDADE II: Câncer de Próstata
AULA 1 – Não me toque: Rastreamento, diagnóstico precoce e seguimentos pela APS

UNIDADE III: Câncer de Mama
AULA 1 – Bate forte em meu peito: Rastreamento e diagnóstico precoce
AULA 2 – Seguimento pela APS: o papel da Atenção Primária à Saúde na abordagem ao câncer de mama

UNIDADE IV: Câncer de Colo Uterino
AULA 1 – Mais do mesmo, não! Rastreamento e diagnóstico precoce
AULA 2 – Diagnóstico e seguimentos pela APS

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e à realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem decorre do desenvolvimento da capacidade de interpretação, síntese e contextualização que, aqui, será exercitada em atividades de verificação de conhecimentos, com prioridade de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

RECURSOS

Textos, vídeos, leituras, músicas, infográficos, animações e imagens.

AVALIAÇÃO

Será realizada a partir de questionários autoinstrucionais.

 

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