Informação geral

  • 30h
  • Desde a 29/10/2025
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este curso irá fazer uma abordagem sobre como identificar padrões reumatológicos, o manejo das síndromes dolorosas regionais e gerais, síndromes articulares e autoimunes sistêmicas, como lúpus eritematoso sistêmico e esclerose sistêmica, além da osteoporose. Os assuntos foram divididos em quatro unidades cujos assuntos são: principais síndromes reumatológicas; osteoporose e diagnóstico laboratorial a partir das proteínas de fase aguda e autoanticorpos. Desse modo, o foco das aulas será a clínica, o diagnóstico e os princípios de tratamento, trazendo as informações da forma mais clara possível e destacando aspectos relevantes da prática clínica na Atenção Primária à Saúde. 

Objetivos

  • Identificar as síndromes reumatológicas mais prevalentes e os padrões de doença: síndromes regionais (periarticular, neurogênica, dor referida, monoartropatia); síndrome dolorosa generalizada; dor cervical e lombar; síndromes articulares; osteoporose; síndromes autoimunes sistêmicas.

  • Caracterizar as principais síndromes dolorosas crônicas.

  • Caracterizar as síndromes articulares – mono, oligo e poliarticulares, agudas e crônicas, inflamatórias e não inflamatórias.

  • Descrever e interpretar os principais exames laboratoriais utilizados em reumatologia.

Conteúdo

Unidade I – CONHECENDO AS PRINCIPAIS SÍNDROMES REUMATOLÓGICAS

Unidade II – PRINCIPAIS SÍNDROMES REUMATOLÓGICAS

Unidade III – COORDENAÇÃO DO CUIDADO E ABORDAGEM DA OSTEOPOROSE

Unidade IV – DIAGNÓSTICO LABORATORIAL: O QUE O CLÍNICO DEVE SABER?

Como nos organizamos

Metodologia

Curso ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância AVASUS – Moodle. Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.

Recursos

Textos, animações, ilustrações, vídeos e hiperlinks.

Avaliação

Atividades autoinstrucionais – questionários e casos clínicos interativos.