Informação geral

  • 60h
  • Desde a 18/12/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

   Este módulo é voltado principalmente à qualificação de profissionais de saúde de nível superior que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para o desenvolvimento de ações voltadas à indicação e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos, segundo suas competências profissionais como forma de ampliar e qualificar o cuidado à saúde da população. Serão aprofundados os estudos sobre a farmacologia de fitoterápicos e os parâmetros para a indicação e prescrição destes nos diversos sistemas orgânicos. O eixo central, portanto, estão nos conceitos sobre as ações terapêuticas, toxidez e interações relacionadas às plantas medicinais.

   O conteúdo dialoga com o processo de trabalho das equipes de ESF e NASF, e apresenta um conjunto de estudos de casos para que você possa refletir sobre o emprego de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento de diversas patologias. Na Etapa 2 deste Módulo, daremos continuidade a um dos fatores fundamentais que contribuem para a ampliação do uso de plantas medicinais e fitoterápicos que são a criação de programas e projetos relacionados à área, com a apresentação de três vídeos com experiências exitosas elaborados pelos estados e municípios visando a sua reflexão sobre a importância do planejamento no desenvolvimento de habilidades para a construção e implantação de projetos e programas que contemplem as plantas medicinais e fitoterápicos na área da saúde.

   O módulo conta com recursos didáticos elaborados por pesquisadores e profissionais de todo o país, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

Objetivos

Objetivo Geral: 

Ampliar os conceitos sobre as ações terapêuticas, toxidez e interações medicamentosas relacionadas às plantas medicinais e fitoterápicos e orientar os profissionais de saúde de nível superior para o desenvolvimento de ações voltadas à indicação e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos, segundo suas competências profissionais que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família e NASF como forma de ampliar e qualificar sua prática de cuidado à saúde. Sensibilizar profissionais de outras áreas da saúde, assim como outras categorias profissionais com a finalidade de sensibilização sobre o tema: plantas medicinais e fitoterápicos. Ressaltamos que esta oferta pedagógica se trata do módulo II de aprofundamento, dando continuidade ao que foi introduzido pelo módulo I lançado em 2018. Destacamos ainda que a habilitação para prática terapêutica de plantas medicinais e fitoterápicos no cuidado à saúde depende da formação prévia do participante, e estando em consonância com as orientações e resoluções dos conselhos de classe de cada categoria profissional.

Objetivos Específicos:

  1. Refletir sobre os conceitos de racionalidades correspondentes ao processo saúde-doença na área das práticas integrativas e complementares em saúde.

  2. Instrumentalizar para compreensão dos efeitos farmacológicos e toxicológicos das plantas medicinais e fitoterápicos e suas interações no organismo vivo.

  3. Fundamentar o conhecimento das características físico-químicas dos princípios ativos naturais que compõem as estruturas das plantas medicinais.

  4. Possibilitar a compreensão dos parâmetros para indicação e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos no cuidado em saúde.

  5. Desenvolver habilidades voltadas para a obtenção de novos conhecimentos através da prática da investigação científica.

  6. Estimular os profissionais para o desenvolvimento de projetos e programas de implantação de plantas medicinais e fitoterápicos em instituições públicas de saúde e de educação.

Conteúdo

Etapa 1: Fitoterapia Aplicada: Habilidades e Competências no Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Etapa 2: Projetos e Programas de Plantas Medicinais e Fitoterapia Implantados no Brasil.

Etapa 3: Avaliação Final com dois questionários de avaliação e autoavaliação.

Como nos organizamos

Metodologia: A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos: apresentações em slides; histórias em quadrinhos; Fóruns de discussão (dialogando com a prática); vídeos aulas; vídeo entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação: Será realizada da seguinte forma: 

Ao longo da etapa: em cada uma das duas primeiras etapas do módulo II, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões (Dialogando com a Prática). Essas atividades são denominadas “Dialogando com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada etapa, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto. 

No final do curso, na etapa 3: o cursista deve responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

CERTIFICADO

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.