Informação geral

  • 60h
  • Desde a 11/12/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

    A Musicoterapia foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS por meio da Portaria nº 849, de 27 de Abril de 2017. Este módulo é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 06 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos em musicoterapia, desde o campo do conhecimento e a Musicoterapia como prática de Saúde até exemplos de práticas musicoterapêuticas com diferentes tipos de populações, em condições e necessidades de saúde variadas realizadas no Brasil.

   O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Objetivos

Introduzir conhecimentos básicos sobre a Musicoterapia e sua inserção no Sistema Único de Saúde brasileiro, em um ambiente virtual de aprendizagem, a partir de um enfoque teórico-prático adaptado para o contexto nacional.

Compreender as possibilidades de usos da música como elemento de Promoção de Saúde.

Identificar a Musicoterapia a partir do seu contexto histórico-cultural.

Compreender os principais princípios e fundamentos da abordagem musicoterapêutica.

Identificar a necessidade de uma formação específica para a prática da Musicoterapia.

Conhecer experiências bem sucedidas de oferta de serviços de Musicoterapia no Brasil.

Desencadear a busca pela implantação da prática musicoterapêutica nos contextos locais de atendimento à saúde, de educação e familiares.

Oferecer conteúdo técnico-científico para incitar o estudo baseado em evidências de modo a nortear o uso seguro de música como recurso para promoção de saúde.

Conteúdo

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC);

Unidade 2: Conhecendo a Musicoterapia;

Unidade 3: A Música como Prática Social e a Promoção de Saúde e de Bem-estar;

Unidade 4: A Musicoterapia no SUS;

Unidade 5: A Musicoterapia no SUS – Parte 2;

Unidade 6: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

Como nos organizamos

Metodologia: A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos: apresentações em slides, histórias em quadrinhos, vídeos aulas, vídeo entrevistas e apresentações de serviços do SUS, materiais de leitura complementar, questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação: Será realizada da seguinte forma:

Ao longo da unidade: em cada unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogando com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada módulo, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto.

No final do curso: o cursista deve responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

Certificação: Pela totalidade do curso.