Informação geral

Sobre o curso

O curso de qualificação dos profissionais de saúde para aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no tratamento de feridas, é voltado para o fortalecimento de ações e serviços na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, qualificação da oferta do cuidado em feridas, interação e trocas de experiências na temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS, em ressonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC, e em conformidade com os princípios estabelecidos para as ações de Educação Permanente voltadas para os profissionais de saúde dos serviços no SUS. Foi elaborado na perspectiva da capacitação multidisciplinar de profissionais de saúde, de nível superior, atuantes prioritariamente na Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde - SUS, que tenham entre suas atribuições e competências profissionais resguardadas por seus respectivos conselhos de classe, o cuidado em feridas. No Brasil, entre outros fatores, o aumento da população idosa constitui fato que preocupa profissionais e gestores das Redes de Atenção à Saúde - RAS, uma vez que o envelhecimento da população é acompanhado pelo aumento na prevalência das feridas crônicas. O curso foi elaborado em dois grandes eixos, que compreendem as etapas 1 e 2, com suas respectivas unidades e aulas respectivamente. Abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos na temática das plantas medicinais e fitoterápicos, desde a linha do tempo do cuidado em feridas, o desenvolvimento e conceituação dos aspectos epidemiológicos, demográficos e sociais relacionados às feridas agudas e crônicas mais recorrentes nos serviços do Sistema Único de Saúde, até as dimensões de atuação desta importante prática integrativa e complementar em saúde. O curso é fruto de projeto estabelecido em parceria entre a Área de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

Objetivos

Nosso objetivo é qualificar, instrumentalizar o maior contingente possível de profissionais de saúde, de nível superior, dos serviços do SUS e proporcionar a construção do conhecimento sobre a aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Tratamento de Feridas nos serviços da Rede de Atenção à Saúde, com enfoque prioritário na Atenção Primária à Saúde, assim como para diversos atores sociais interessados na temática, seja você um profissional de saúde, gestor de serviços, usuário de plantas medicinais e fitoterápicos  ou simplesmente alguém que deseja aprender mais sobre esta temática como abordagem de cuidado em saúde. Importante compreender que a oferta do cuidado em feridas por meio da aplicação de plantas medicinais e fitoterápicos está presente em diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde, em diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde, assim, para a compreensão sobre o tema, dividimos pedagogicamente este curso em duas grandes Etapas, enfocando os seguintes conteúdos:

Conteúdo

Etapa 1
Unidade 1: Tratamento de Feridas no Sistema Único de Saúde – SUS
Unidade 2: Princípios de Anatomia, Fisiologia da Pele e Classificação das Feridas
Unidade 3: Princípios da Prevenção e Tratamento de Feridas
Unidade 4: Fundamentos e Conceitos no Tratamento de Feridas
Unidade 5: Prevenção e Tratamento de Feridas Agudas e Crônicas

Etapa 2
Unidade 1: Introdução aos Estudos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Unidade 2: Programa Farmácias Vivas – Produção e Dispensação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS
Unidade 3: Plantas Medicinais com Potencialidades para o Tratamento de Feridas
Unidade 4: Integração de Outras Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Tratamento de Feridas
Unidade 5: Documentos Oficiais que Embasam as Políticas Públicas de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS.

Como nos organizamos

Metodologia

A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS, enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos

Apresentações em slides; infográficos animados; vídeos aulas; vídeos animações, vídeos de entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação

Será realizada da seguinte forma:
Ao longo das aulas das unidades: em unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogue com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, avaliações também serão aplicadas em alguns momentos entre os conteúdos ofertados, porém as avaliações não possuem caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto. Ao final das avaliações propostas, feedbacks serão disponibilizados.