General Informations

  • 40h
  • From 12/8/2024
  • Assessments
  • Registration open to the public

About the course

O módulo de qualificação em Shantala é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 05 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde a conceituação de Shantala até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde. O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e Ministério da Saúde, por meio do Núcleo Técnico Gestor da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

Goals

Nosso objetivo é qualificar, instrumentalizar todos os trabalhadores do SUS e proporcionar a construção do conhecimento sobre Shantala para diversos atores sociais interessados na temática, seja você um profissional de saúde, gestor de serviços, usuário da Shantala ou simplesmente alguém que deseja aprender mais sobre esta temática como abordagem de cuidado em saúde. Importante compreender que a Shantala pode estar presente em diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde e para a compreensão sobre o tema, dividimos pedagogicamente este módulo enfocando os seguintes conteúdos:

Contents

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e Conceitos Básicos em Shantala;

Unidade 2: Introdução à Shantala;

Unidade 3: Aplicação e Uso da Técnica Shantala;

Unidade 4: A Técnica da Shantala;

Unidade 5: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

How we organize

Metodologia

A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos

apresentações em slides; histórias em quadrinhos; videoaulas; vídeos com entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação

Será realizada da seguinte forma: Ao longo da unidade: em cada unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogando com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada módulo, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto.

No final do curso: O cursista deve responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

Certificação: pela totalidade do curso.