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About the course

A Reflexoterapia, também conhecida como Reflexologia, foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, por meio da Portaria nº 849 de 27 de Abril de 2017.O módulo de qualificação em Reflexoterapia/Reflexologia é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 05 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde o histórico e conceituação de Reflexoterapia/Reflexologia até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde. O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Goals

Nosso objetivo é qualificar, instrumentalizar todos os trabalhadores do SUS e proporcionar a construção do conhecimento sobre Reflexoterapia/Reflexologia para diversos atores sociais interessados na temática, seja você um profissional de saúde, gestor de serviços, usuário da Reflexoterapia/Reflexologia ou simplesmente alguém que deseja aprender mais sobre esta temática como abordagem de cuidado em saúde. Importante compreender que a Reflexoterapia/Reflexologia pode estar presente em diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde e para a compreensão sobre o tema, dividimos pedagogicamente este módulo enfocando os seguintes conteúdos:

Contents

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e Conceitos Básicos em Reflexoterapia;

Unidade 2: Desenvolvendo a Reflexoterapia;

Unidade 3: Reflexoterapia enquanto Prática de Promoção da Saúde;

Unidade 4: Possibilidades e Desafios da Reflexoterapia;

Unidade 5: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

How we organize

Metodologia:

A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos Pedagógicos e Midiáticos:

Apresentações em slides; histórias em quadrinhos; videoaulas; vídeo entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação:

Ao longo da unidade: em cada unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogando com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada módulo, porém,  o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto. 

No final do curso: O cursista deve responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

Certificação: Pela totalidade do curso.