Informação geral
- 30h
- Desde a 20/12/2024
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
Este curso foi desenvolvido visando preparar profissionais da saúde e da educação para promoverem o acompanhamento da audição de crianças em idade escolar. A Atenção Básica tem um papel essencial no apoio para a identificação da deficiência auditiva e do Transtorno do Processamento Auditivo que possam estar ocorrendo no contexto escolar e contribuindo para o baixo desempenho acadêmico. O curso está organizado em 4 unidades, totalizando 14 aulas, as aulas foram elaboradas para autoaprendizagem, a fim de que cada um possa seguir o seu ritmo.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Conhecer os aspectos auditivos envolvidos no ambiente escolar e sua importância para o desenvolvimento infantil, bem como conhecer ações promotoras da saúde auditiva do escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Identificar a importância da audição no ambiente escolar;
-
Conhecer como ocorre o processo de comunicação oral;
-
Diferenciar tipo e grau das deficiências auditivas e os dos transtornos do processamento auditivo;
-
Conhecer ações de promoção da saúde auditiva do escolar.
Conteúdo
UNIDADE 1: A AUDIÇÃO NA ESCOLA
UNIDADE 2: A DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLARES
UNIDADE 3: OS TRANSTORNOS DO PROCESSAMENTO AUDITIVO: QUANDO NÃO BASTA OUVIR É NECESSÁRIO ESCUTAR
UNIDADE 4: PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR
Como nos organizamos
METODOLOGIA
O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio do ambiente virtual de aprendizagem AVASUS. Os alunos deverão acessar o conteúdo disponibilizado em formato de texto e com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, além de realizar as atividades pedagógicas ao final de cada unidade. O curso foi elaborado para autoaprendizagem, portanto, cada um poderá seguir o seu ritmo e realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente.
RECURSOS
Os recursos utilizados serão animações, vídeos, fluxogramas, situações-problema e imagens.