Informação geral

  • 30h
  • Desde a 20/12/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este curso foi desenvolvido visando preparar profissionais da saúde e da educação para promoverem o acompanhamento da audição de crianças em idade escolar. A Atenção Básica tem um papel essencial no apoio para a identificação da deficiência auditiva e do Transtorno do Processamento Auditivo que possam estar ocorrendo no contexto escolar e contribuindo para o baixo desempenho acadêmico. O curso está organizado em 4 unidades, totalizando 14 aulas, as aulas foram elaboradas para autoaprendizagem, a fim de que cada um possa seguir o seu ritmo.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Conhecer os aspectos auditivos envolvidos no ambiente escolar e sua importância para o desenvolvimento infantil, bem como conhecer ações promotoras da saúde auditiva do escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a importância da audição no ambiente escolar;

  • Conhecer como ocorre o processo de comunicação oral;

  • Diferenciar tipo e grau das deficiências auditivas e os dos transtornos do processamento auditivo;

  • Conhecer ações de promoção da saúde auditiva do escolar.

Conteúdo

UNIDADE 1: A AUDIÇÃO NA ESCOLA

UNIDADE 2: A DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLARES

UNIDADE 3: OS TRANSTORNOS DO PROCESSAMENTO AUDITIVO: QUANDO NÃO BASTA OUVIR É NECESSÁRIO ESCUTAR

UNIDADE 4: PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio do ambiente virtual de aprendizagem AVASUS. Os alunos deverão acessar o conteúdo disponibilizado em formato de texto e com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, além de realizar as atividades pedagógicas ao final de cada unidade. O curso foi elaborado para autoaprendizagem, portanto, cada um poderá seguir o seu ritmo e realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente.

RECURSOS

Os recursos utilizados serão animações, vídeos, fluxogramas, situações-problema e imagens.