Informação geral

  • 40h
  • Desde a 25/3/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

A vigilância em saúde é considerada uma das funções essenciais da saúde pública; compreendendo um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e/ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde. Sua finalidade é recomendar e contribuir com a adoção de medidas de prevenção e controle das mais diversas doenças e agravos.

O registro de dados de interesse sanitário e de casos de morbimortalidade que integram a base de dados da vigilância em saúde - hoje com variados graus de utilidade, seja por sua qualidade ou sua ampla cobertura - representam um patrimônio social e técnico do Sistema Único de Saúde (SUS). Investigar os casos, ameaças e problemas, correlacionando-os com outras fontes de informação, possibilita definir um cenário sanitário de acordo com a dinâmica dos respectivos territórios. A integração destas informações é o elemento básico para que seja possível organizar uma intervenção em favor da promoção e da proteção à saúde, além da prevenção de doenças.

Para isso, é preciso capacitar os profissionais em relação aos procedimentos de fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos, funcionamento dos sistemas, condutas e medidas de controle, dentre outras diretrizes técnicas operacionais, para subsidiar o planejamento, a implementação e a avaliação da prática de saúde pública

Objetivos

Os cursos Vigilância tem como objetivo proporcionar capacitação, atualização e desenvolvimento dos profissionais para executarem as ações do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, das hepatites virais, do HIV/aids, da sífilis, e da tuberculose por meio da modalidade de Educação a Distância (EAD), contribuindo para o aprimoramento das práticas da vigilância em saúde no Brasil.

Conteúdo

Curso 1: Princípios da Vigilância Epidemiológica

Curso 2: Vigilância Epidemiológica de Hiv/aids

Curso 3: Vigilância Epidemiológica de Sífilis

Curso 4: Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais

Curso 5: Vigilância Epidemiológica de Tuberculose

Curso Extra: Epidemiologia Global

Como nos organizamos

METODOLOGIA 

Este módulo está sendo ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, por meio da utilização de elementos visuais, auditivos e avaliações.


RECURSOS 

Serão utilizados textos no formato de PDF, vídeos, ilustrações, infográficos, entre outros recursos.

 
AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha, para reflexão do conteúdo estudado e para identificar seu aprendizado. Será também oferecido, ao final do módulo, um questionário de autoavaliação sobre o desenvolvimento do curso e a contribuição para sua prática.