Informação geral

  • 16h
  • Desde a 9/8/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O Acolhimento não tem hora nem local certo para acontecer. Não é um serviço exclusivo de determinada categoria profissional. Acolher o usuário é adotar uma postura ética na escuta qualificada dos usuários e de suas queixas, percebendo-o em suas singularidades e como autor do processo saúde-doença que está vivendo. 

Ao acolher o usuário, o profissional torna-se um facilitador de seu acesso aos serviços. A construção do acolhimento humanizado pressupõe parceria entre a equipe multiprofissional, a gestão, o usuário e a comunidade.

Objetivos

- Conhecer o modelo de atenção ampliada em saúde e sua relação com o acolhimento e a humanização.

- Conhecer o Acolhimento como caminho para mudanças e para o acesso à saúde.

- Conhecer diferentes formas de implementar o acolhimento no processo de trabalho.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Unidade 1: Acolhimento como diretriz da PNH.

Unidade 2:

Parte 1: Acolhimento como forma de transformar o cuidado. 

Parte 2: O trabalho em equipe para identificação do contexto de vida da população a fim de garantir o acolhimento resolutivo.

Unidade 3: Diferentes formas de acolher em saúde

Como nos organizamos

Metodologia: 

O modelo adotado para o minicurso é o autoinstrucional. A carga horária total é de 16h. O aluno tem liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos, respeitando o prazo máximo para conclusão.

O minicurso dispõe de dois fóruns, um pedagógico para dúvidas de metodologia e de ferramentas ou recursos do Moodle, e outro de notícias, para disponibilização de informações relacionadas ao curso. As atividades de avaliação final podem ser utilizadas como um importante instrumento de promoção da Educação Permanente para profissionais da Atenção Básica, podendo ser realizadas em conjunto durante as reuniões de equipe. Essas atividades contribuirão para que os alunos tenham informações, avaliem e proponham ações de transformação da sua realidade de trabalho, melhorando a qualidade do mesmo.

É oferecido apoio para dúvidas também por agendamento de uma teleconsultoria assíncrona.

Recursos: 

Em cada minicurso os materiais de estudo estão disponibilizados da seguinte forma:
 Conteúdo online: é um livro virtual que disponibiliza o conteúdo didático do minicurso para que você possa ler dentro da própria plataforma Moodle, conectado à internet. Junto ao conteúdo online são disponibilizadas também atividades de Autoavaliação que você pode responder para verificar se realmente conseguiu entender o que foi estudado. Caso seu resultado não seja satisfatório, recomendamos que refaça seus estudos e depois repita a autoavaliação antes de passar para o próximo tema. É permitido fazer a atividade ilimitadas vezes e não é uma atividade obrigatória para certificação.

• Conteúdo em PDF: é o mesmo conteúdo disponibilizado online, mas em formato de texto salvo em PDF. Você pode fazer o download do PDF, salvar no seu computador e imprimir para fazer a leitura, caso seja sua preferência. As atividades de Autoavaliação também são disponibilizadas no conteúdo para impressão, porém, para verificar se suas respostas estão corretas você deve fazer o exercício dentro da plataforma Moodle.

• Atividade Final de Avaliação: São um ou mais exercícios objetivos que são obrigatórios para a certificação.

• Referências Bibliográficas: São todos os materiais (livros, artigos, textos, relatos de experiências, vídeos, dentre outros) usados pelo professor para elaborar o conteúdo do minicurso. Você pode verificar quais foram estes materiais e ainda acessar aqueles que estiverem disponíveis em formato online.

Avaliação: O curso foi organizado de forma a facilitar a participação e a construção do conhecimento, tomando o participante como sujeitos ativos do processo ensino-aprendizagem, desta forma, ao final de cada etapa de estudos, você tem um questionário de autoavaliação, para verificar se sua aprendizagem está satisfatória e se você fixou os conceitos apresentados. Não vale uma nota para sua aprovação, é apenas um recurso de autovigilância. Ao final do curso, haverá também uma avaliação obrigatória, uma questão fechada promovendo uma reflexão a respeito de sua prática de trabalho em relação ao conteúdo estudado. Para certificação o aluno deve realizar a atividade final de avaliação no Moodle dentro do prazo estipulado para finalização das atividades. Também é disponibilizada uma avaliação da estrutura metodológica do curso, dos conteúdos disponibilizados, recursos tecnológicos e tutores, com o intuito de identificar as fragilidades e potencialidades dos mesmos, o que irá servir de subsídio para melhorias em outras edições.