Informação geral

  • 40h
  • Desde a 31/7/2023
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Pessoas com aids têm maior risco de óbito e demandam cuidados específicos e tratamento imediato.

Este Curso discute como identificar e tratar estas pessoas com aids. Reduzir o tempo entre o diagnóstico da aids avançada e o início do tratamento do HIV/aids e das infecções oportunistas, favorecendo a diminuição da morbimortalidade.

Consiste na identificação precoce das pessoas com aids avançada, rastreio rápido para tuberculose, micobactérias não tuberculosas, histoplasmose e doença criptocócica, além do tratamento oportuno do HIV e prescrição de profilaxia e tratamento das principais infecções oportunistas.

Este curso se destina a profissionais de saúde que queiram atualizar suas competências no rastreamento, diagnóstico, prevenção e tratamento de infecções oportunistas (IO) com apoio dos novos testes rápidos LF-CrAg, LF-LAM e Au Histo, elementos-chave no circuito rápido para o cuidado às pessoas com aids.

Objetivos

Objetiva agilizar a identificação das pessoas que vivem com aids, com especial atenção para as pessoas com sinais de alarme; instrumentalizar o diagnóstico precoce (para tratamento imediato) de criptococose, tuberculose e histoplasmose; identificar pessoas que se beneficiam de tratamento preemptivo para criptococose e histoplasmose; prevê a aplicação dos testes rápidos já no momento do acolhimento, antes mesmo da consulta médica; discutir fluxos, fortalecendo a Rede de Cuidado das PVHA.

Uma oportunidade para intervenção precoce e para redução dos níveis de morbimortalidade em todo o país.

Conteúdo

Módulo 1 – Introdução a aids avançada

Módulo 2 - doença criptocócica

Módulo 2 – Tuberculose ativa

Módulo 2 - histoplasmose

Módulo 2 – Infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB)

Módulo 3 – Monitoramento e avaliação

Módulo 4 - Cuidado na pediatria

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes.

RECURSOS

Serão utilizados como recursos para aprendizagem: áudios, vídeos, imagens, gráficos e o próprio texto.

AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á por meio de questões de múltipla escolha com alternativas disponibilizadas ao final de cada módulo do curso.