Informação geral

  • 2h
  • Desde a 23/5/2023
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este Recurso Aberto de Aprendizagem (REA) destina-se a profissionais de saúde e de educação que tenham em seu fazer necessidades de conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST, com foco nas estratégias para erradicação do HIV e sífilis. Destina-se também à sociedade em geral interessada na temática.

Trata-se de um diálogo de troca de informações e experiências sobre a importância de uma comunicação eficiente sobre essa temática com os jovens, sobre as dificuldades de acesso às informações e aos serviços de saúde, sobre a importância do acolhimento e da escuta qualificada pelos serviços de saúde aos jovens, para que se tenha sucesso nas estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis.

Objetivos

Objetivo Geral

Conhecer a importância de estratégias de comunicação e de acolhimento do público jovem pelos serviços de saúde, na abordagem das questões relacionadas às IST/Sífilis.

Objetivos Específicos

- Discutir sobre as dificuldades de acesso à informação sobre IST/Sífilis pela população jovem.

- Refletir sobre como o preconceito vem dificultando o acesso da população jovem mais vulnerável às informações e aos serviços de saúde.

- Refletir sobre a importância do acolhimento do jovem, pelos serviços de saúde, para a prevenção, diagnóstico e tratamento da IST/Sífilis.

- Conhecer os mecanismos de diagnóstico e tratamento da sífilis disponíveis nos serviços de saúde.