Informação geral

  • 4h
  • Desde a 22/5/2023
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

A abordagem das IST centrada na pessoa com vida sexual ativa possibilita a criação de vínculos e facilita a adesão aos tratamentos e tecnologias ofertadas pelos profissionais de saúde. A escuta qualificada e a promoção de um ambiente favorável ao diálogo sobre as práticas sexuais devem estar presentes na rotina dos serviços de saúde, com atenção, respeito e livre de preconceitos ou juízo de valor. Considerando essa percepção e esse preceito, destaca a necessidade de abordagem do cuidado sexual, visto que a oferta exclusiva de preservativos não é suficiente para garantir os diversos aspectos da saúde sexual. Assim, é fundamental a ampliação da perspectiva para avaliação e gestão de risco, além das possibilidades que compõem a Prevenção Combinada, visando à promoção da saúde e à prevenção de agravos no âmbito da saúde sexual e reprodutiva.

 

Objetivos

Geral: 

- Promover uma discussão entre profissionais com expertise na área da saúde sobre a importância da abordagem centrada na pessoa com vida sexual ativa para promoção da saúde sexual e prevenção das IST, bem como apresentar o manejo terapêutico recomendado pelo PCDT.

 

 Específicos: 

- Conceituar e discutir noção de pessoa e relações de gênero em uma perspectiva socioantropológica relacionando abordagem da saúde sexual e reprodutiva.

- Discutir os objetivos e as competências da atenção primária na promoção da saúde sexual e reprodutiva. 

- Enfatizar a importância de uma comunicação eficaz e da abordagem centrada na pessoa como elemento terapêutico para favorecer a promoção da saúde sexual e reprodutiva e prevenção de IST.