Informação geral

Sobre o curso

A vigilância em saúde é considerada uma das funções essenciais da saúde. Ela compreende um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e/ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde. Sua finalidade é recomendar e contribuir com a adoção de medidas de prevenção e controle das mais diversas doenças e agravos.

O registro de dados de interesse sanitário e de casos de morbimortalidade que integram a base de dados da vigilância em saúde — hoje com variados graus de utilidade, seja por sua qualidade ou sua ampla cobertura — representam um patrimônio social e técnico do SUS. Investigar os casos, ameaças e problemas, correlacionando-os com outras fontes de informação, possibilita definir um cenário sanitário de acordo com a dinâmica dos respectivos territórios. A integração destas informações é o elemento básico para que seja possível organizar uma intervenção em favor da promoção e da proteção à saúde, além da prevenção de doenças.

Para isso, é preciso capacitar os profissionais em relação aos procedimentos de fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos, funcionamento dos sistemas, condutas e medidas de controle, dentre outras diretrizes técnicas operacionais, para subsidiar o planejamento, a implementação e a avaliação da prática de saúde pública.

Objetivos

Objetivo Geral

Proporcionar capacitação, atualização e desenvolvimento dos profissionais para executarem as ações do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde da Hanseníase, das Hepatites Virais, do HIV/AIDS, da Sífilis, e da Tuberculose por meio da modalidade de Educação a Distância (EAD), contribuindo para o aprimoramento das práticas da vigilância em saúde, no Brasil.

Conteúdo

Epidemiologia

Vigilância em Saúde

Componentes da Vigilância em Saúde

Legislação da Vigilância em Saude

Integralidade, Intersetoriedade e vigilância em saúde

Vigilância em Saúde: da teoria a prática

Estruturação Operacional da Vigilância em Saúde

Vigilância Epidemiológica

Ações da Vigilância Epidemiológica

Identificação e Critérios de Casos

Sistemas de Informação em Saúde

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O curso é ofertado sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, de base computacional mediado por material didático construído seguindo o arcabouço teórico que envolve a andragogia; aprendizagem significativa e taxonomia de Bloom, utilizando-se de recursos audiovisuais e atividades para o desenvolvimento do raciocínio clínico.

RECURSOS

Elementos Textuais, recursos audiovisuais e atividades interativas.

AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha ao final de cada unidade de ensino tendo como nota mínima de corte 70% de acerto da soma das atividades.