General Informations
- 15h
- From 24/2/2023
- Assessments
- Registration open to the public
About the course
O curso trará para o aluno aspectos de vital importância para o adequado manejo e seguimento das pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica. Sabemos que no início da doença, esses indivíduos são bem mais independentes e não demandam tantos cuidados, pois, eles ainda podem ser capazes de andar sozinhos, tomar banho sozinhos e se vestir. Não é uma doença súbita. Com a progressão da doença, e a perda da independência devido as complicações neurológicas inerentes a enfermidade, essas pessoas demandam muitos cuidados, os quais extrapolam o cenário do hospital, do consultório do neurologista, do fisioterapeuta, do nutricionista ou do fonoaudiólogo. Os cuidados se estendem até o seu lar, com aspectos relacionados a sua higiene pessoal, os cuidados com sondas, com traqueostomia bem como o cuidado com as medicações. Portanto, nesse módulo iremos abordar e trazer para vocês, cuidadores, informações muito úteis sobre os cuidados pessoais das pessoas com ELA, mostrando a relevância do seu papel enquanto cuidador formal ou informal no cenário de um paciente com uma doença progressivamente incapacitante.
Goals
Objetivo Geral
Esclarecer a importância dos cuidados pessoais de pacientes com esclerose lateral amiotrófica, ou seja, aqueles cuidados exercidos fora do ambiente consultório-assistencial.
Objetivos Específicos
- Descrever as noções sobre o cuidado da higiene pessoal do paciente
- Listar os cuidados com as sondas de gastrostomia e traqueostomia do paciente.
- Distinguir os medicamentos administrados ao paciente com ELA.
Contents
UNIDADE I: REVELANDO OS CUIDADOS PESSOAIS NA ELA
AULA 1 – COMO FAZER A HIGIENE PESSOAL?
AULA 2 - CUIDADOS COM A SONDA DA GASTROSTOMIA
AULA 3 – CUIDADOS COM A TRAQUEOSTOMIA
AULA 4 - FUNÇÕES ELIMINATÓRIAS (URINA E FEZES)
UNIDADE II
AULA 1 - CUIDADOS RELATIVOS AOS MEDICAMENTOS
AULA 2 – CUIDADOS COM A PELE
How we organize
Metodologia
O nosso curso é oferecido sob a forma de educação mediada por tecnologia, sendo autoinstrucional, mediado por material didático online, com recursos de textos, mas também, ilustrações, figuras, atividades avaliativas com objetivo de testar conhecimentos adquiridos e feedback para os alunos participantes.
Recursos
Disponibilizaremos recursos como imagens ilustrativas, situações problemas envolvendo pacientes simulados, vídeos explicativos, infográficos e desenhos.
Avaliação
Serão aplicados questionários pré e pós-testes compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas.