Informações Gerais

  • 16h
  • 31012 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 7/6/2016
  • sem discussões
  • 1505 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Organizado para facilitar a participação e a construção do conhecimento, o curso entende o participante como sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, ao final de cada etapa de estudos, você pode responder um questionário de autoavaliação e verificar se os conceitos foram fixados e a aprendizagem satisfatória. É importante saber que o questionário é apenas um recurso de autovigilância e não vale nota para sua aprovação. 

Objetivos

Promover uma reflexão sobre a prática e a melhoria da qualidade do trabalho.

Conteúdo

Apresentação

Unidade 01-  Regulamentação do Trabalho do ACS

Unidade 02- O trabalho do ACS

Como nos organizamos

METODOLOGIA: O modelo adotado para os minicursos é autoinstrucional. As inscrições poderão ser realizadas durante a primeira semana de cada mês e o tempo máximo para conclusão é de 1 mês. Você tem liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos, respeitando o prazo máximo para conclusão.

Apesar dos minicursos serem realizados individualmente, sugerimos que o interessado incentive os demais profissionais de sua equipe a participarem, ampliando o debate. As atividades de avaliação final podem ser utilizadas como um importante instrumento de promoção da Educação Permanente para profissionais da Atenção Básica, podendo ser realizadas em conjunto durante as reuniões de equipe. Essas atividades contribuirão para que você tenha informações, avalie e proponha ações de transformação da sua realidade de trabalho, melhorando a qualidade do mesmo.

RECURSOS: Cada tópico disponibiliza o conteúdo organizado em páginas, em formato de hipertexto, indicando link para um artigo, uma webconferência, uma videoaula, um caderno do SUS, além das leituras complementares.

AVALIAÇÃO: As atividades de avaliação final podem ser utilizadas como um importante instrumento de promoção da Educação Permanente para profissionais da Atenção Básica, podendo ser realizadas em conjunto durante as reuniões de equipe. Essas atividades contribuirão para que você tenha informações, avalie e proponha ações de transformação da sua realidade de trabalho, melhorando a qualidade do mesmo.

 

Módulos relacionados

Curso Introdutório para Agente de Combate às Endemias ( ACE )

SEDIS / CEFOPE / LAIS / UFRN
  • 40h
  • 1885
  • 34151

Este módulo reconhece a importância do Agente de Combate às Endemias (ACE) no cotidiano das equipes de saúde. Pensando na atualização de seus conhecimentos, o módulo contemp Ver mais

Aprendendo a usar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • 10h
  • 158
  • 808

O Módulo Aprendendo a usar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI apresenta ao futuro usuário as principais funcionalidades do sistema visando oferecer condições mínim Ver mais

Autocuidado: como apoiar a pessoa com Diabetes - Nível Médio

CdP / UFCSPA
  • 30h
  • 387
  • 2687

Este curso foi desenvolvido para preparar profissionais de saúde para promoverem o autocuidado das pessoas com Diabetes. Todos os profissionais da equipe de saúde tem um papel im Ver mais

Facilitação: promovendo interação em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa

CdP / UFRN / COMMUNITAS
  • 30h
  • 220
  • 963

O módulo Facilitação: promovendo interação em ambientes de aprendizagem colaborativa problematiza as ações de facilitação nesses ambientes e convida a uma reflexão sobre Ver mais

Promoção do Envolvimento dos Homens na Paternidade e no Cuidado

CdP / UFRN
  • 60h
  • 1236
  • 3894

Este módulo foi pensado para atender a crescente demanda de profissionais de saúde sobre como incluir os homens nos serviços. Ver mais

Influenza: Atualização do Manejo Clínico

Universidade Aberta do SUS
  • 6h
  • 142
  • 398

Este curso é a sua oportunidade de entender de modo prático sobre a Influenza e as recomendações atuais para o manejo clínico desta doença endêmica no país. Dividido em 5 Ver mais

Introdução ao acolhimento

UFSC / Teles-SC
  • 16h
  • 1690
  • 5491

O Acolhimento não tem hora nem local certo para acontecer. Não é um serviço exclusivo de determinada categoria profissional. Acolher o usuário é adotar uma postura ética na Ver mais

Acolhimento ao usuário com dor no aparelho locomotor

UFRGS / TeleRS
  • 6h
  • 1461
  • 5342

Os conteúdos que compõem este módulo visam capacitar as equipes de atenção primária à saúde (APS) na implantação do fluxograma de atendimento com classificação de ris Ver mais

Guia de Saúde Mental

Fiocruz / GHC
  • 4h
  • 1467
  • 4799

É um curso complementar à formação dos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Básica e que participaram da formação do Ver mais

Abordagem domiciliar de situações clínicas comuns em adultos

UFPE / UNA-SUS / SABER
  • 60h
  • 982
  • 5467

Como abordar os problemas mais comuns durante a visita domiciliar? Este módulo apresenta situações clínicas abordando conceitos, manejo na atenção domiciliar, diagnóstico, e Ver mais

Atenção Primária à Saúde: princípios e diretrizes

UFSC / Teles-SC
  • 16h
  • 1521
  • 5927

Esta é a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para aprimorar sua prática profissional em benefício da população de seu município. Conheça a história, os princípios Ver mais

Abordagem da Criança em Situações Especiais: Anemia Falciforme e Fibrose Cística

UFMA / UNA-SUS
  • 32h
  • 143
  • 553

A anemia falciforme e a fibrose cística são doenças genéticas que, quando tratadas precocemente, colaboram com o correto desenvolvimento da criança e com a minimização de po Ver mais

Introdução às Práticas Integrativas e Complementares: Antroposofia Aplicada à Saúde

CdP / COMMUNITAS
  • 80h
  • 848
  • 4169

Uma introdução à Antroposofia Aplicada à Saúde para profissionais e gestores do SUS. Este módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Ver mais