Informação geral

  • 16h
  • Desde a 7/6/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Organizado para facilitar a participação e a construção do conhecimento, o curso entende o participante como sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, ao final de cada etapa de estudos, você pode responder um questionário de autoavaliação e verificar se os conceitos foram fixados e a aprendizagem satisfatória. É importante saber que o questionário é apenas um recurso de autovigilância e não vale nota para sua aprovação. 

Objetivos

Promover uma reflexão sobre a prática e a melhoria da qualidade do trabalho.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Apresentação

Unidade 01-  Regulamentação do Trabalho do ACS

Unidade 02- O trabalho do ACS

Como nos organizamos

METODOLOGIA: O modelo adotado para os minicursos é autoinstrucional. As inscrições poderão ser realizadas durante a primeira semana de cada mês e o tempo máximo para conclusão é de 1 mês. Você tem liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos, respeitando o prazo máximo para conclusão.

Apesar dos minicursos serem realizados individualmente, sugerimos que o interessado incentive os demais profissionais de sua equipe a participarem, ampliando o debate. As atividades de avaliação final podem ser utilizadas como um importante instrumento de promoção da Educação Permanente para profissionais da Atenção Básica, podendo ser realizadas em conjunto durante as reuniões de equipe. Essas atividades contribuirão para que você tenha informações, avalie e proponha ações de transformação da sua realidade de trabalho, melhorando a qualidade do mesmo.

RECURSOS: Cada tópico disponibiliza o conteúdo organizado em páginas, em formato de hipertexto, indicando link para um artigo, uma webconferência, uma videoaula, um caderno do SUS, além das leituras complementares.

AVALIAÇÃO: As atividades de avaliação final podem ser utilizadas como um importante instrumento de promoção da Educação Permanente para profissionais da Atenção Básica, podendo ser realizadas em conjunto durante as reuniões de equipe. Essas atividades contribuirão para que você tenha informações, avalie e proponha ações de transformação da sua realidade de trabalho, melhorando a qualidade do mesmo.