Informação geral

Sobre o curso

Este módulo discorre sobre os mais frequentes cânceres na Atenção Primária em Saúde, abrangendo o rastreamento, os diagnósticos e o seguimento dos cânceres de pele, próstata, mama e colo uterino. Além disso, aborda as diferentes posições que possam existir no mundo científico a respeito dos temas, a partir de copepsnsensos, opiniões e estudos de órgãos de governos, sociedades de especialidades e revisões de artigos científicos. O foco é a possibilidade de atuação das equipes na APS, como primeiro contato, cuidado longitudinal e coordenadores do cuidado das pessoas sob suas responsabilidades sanitárias no que diz respeito a essas patologias.

Objetivos

OBJETIVOS:

• Destacar a importância do tema e de suas implicações no cotidiano das equipes de Saúde da Família.

• Apresentar recomendações atuais a respeito do: câncer de pele, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de colo uterino.

• Apresentar as diferentes posições existentes no mundo científico a respeito do tema.

Conteúdo

UNIDADE I: Câncer de Pele

UNIDADE II: Câncer de Próstata

UNIDADE III: Câncer de Mama

UNIDADE IV: Câncer de Colo Uterino

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e à realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem decorre do desenvolvimento da capacidade de interpretação, síntese e contextualização que, aqui, será exercitada em atividades de verificação de conhecimentos, com prioridade de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

RECURSOS

Textos, vídeos, leituras, músicas, infográficos, animações e imagens.

AVALIAÇÃO

Será realizada a partir de questionários autoinstrucionais.