Informação geral
- 30h
- Desde a 8/7/2022
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- Restrito a perfis
Sobre o curso
O módulo aborda o processo de trabalho na saúde da família, trazendo reflexões acerca do processo de territorialização, vínculo, coordenação do cuidado, população adscrita. Ademais, versa também sobre mapeamento institucional, social, demográfico e epidemiológico.
Objetivos
Objetivos gerais:
Identificar os principais marcos históricos e legislativos da Atenção Primária à Saúde (APS); a organização e o processo de trabalho das equipes de saúde da família; a apreensão do território no contexto da saúde, além dos principais elementos envolvidos no processo de territorialização no âmbito da Estratégia de Saúde da Família.
Objetivos específicos:
• Definir seus principais preceitos e pressupostos da APS no cenário mundial e no contexto do Sistema único de Saúde (SUS).
• Caracterizar os principais preceitos orientadores para atuação das equipes das cenários da APS/ESF no contexto do SUS.
• Identificar a organização e o processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família.
• Estabelecer o papel da APS na composição de Redes de Atenção à Saúde.
• Conceituar o que é território no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Conteúdo
UNIDADE I: A Atenção Primária em Saúde e a Estratégia de Saúde da Família
UNIDADE II : A Estratégia de Saúde da Família como novo modelo assistencial
Aula 01: Marcos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde
Aula 01: A proposição de um novo modelo assistencial
Aula 02: A perspectiva da APS no contexto brasileiro
Aula 02: O papel da Atenção Primária à Saúde na composição e na organização da saúde
UNIDADE III: O território na Atenção Primária à Saúde
UNIDADE IV: A Territorialização na Atenção Primária à Saúde
Aula 01: Os múltiplos olhares sobre o espaço
Aula 01: O processo de territorialização
Aula 02: O território no contexto da Saúde
Aula 02: A cartografia como ferramenta de desvelamento do território
Como nos organizamos
Metodologia:
Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. Isso requer autonomia para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros.
Recursos:
Textos, animações, linha do tempo, fórum, entre outros.
Avaliação:
Questionários autoinstrucionais.