Informações Gerais

  • 166h
  • 508 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 2/6/2016
  • 1740 discussões
  • Para
  • 78 avaliações
  • Com Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

A resposta brasileira ao desafio posto pelas DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose tem enfrentado vários desafios. Faz-se necessário pensar a reconstrução de um modelo de atenção à saúde no SUS que garanta, de fato, a ampliação do acesso, acolhimento, escuta qualificada, humanização da assistência, respeito às diversidades sexuais, à inclusão social, equidade, aprimoramento das estratégias de vigilância e prevenção. 

Este curso de especialização é uma estratégia para fomentar o enfrentamento desses agravos no Brasil, com vistas à capacitação de gestores e profissionais do SUS que atuam nos âmbitos municipal, estadual e federal, no escopo das políticas para DST, HIV/AIDS, hepatites virais e tuberculose.

Objetivos

Objetivo geral: Identificar e compreender os problemas do campo das DST, AIDS, hepatites virais e tuberculoses que estejam comprometendo a eficácia, a eficiência e a efetividade das ações voltadas para a prevenção e o controle desses agravos à saúde, considerando as prioridades para intervir.

Objetivos especifico:

1. Compreender a informação como elemento estratégico para a gestão e utilização dos sistemas de informação sobre DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose para subsidiar as tomadas de decisão;

2. Aprimorar o desenvolvimento das práticas de planejamento e avaliação das atividades de gestão desta política, com vistas a criar condições de viabilidade e melhoria da qualidade dessas ações;

3. Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe nas relações desenvolvidas pelo setor/órgão responsável pela política para DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose.

4. Compreender a negociação como uma estratégia permanente de administração dos conflitos, nas gestões que têm como premissa a participação.

5. Identificar necessidades de capacitação na prestação de serviços na área de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose, visando à elaboração de propostas de educação permanente.

6. Analisar o processo orçamentário e o financiamento do sistema de saúde, de forma a desenvolver estratégias e ações voltadas para promover o gasto eficiente dos recursos da área.

7. Conhecer os aspectos legais e normativos que regulam o exercício das responsabilidades com a gestão da política.

Conteúdo

Módulo 1 - Análise de situação: identificando problemas

Módulo 2 - Informação e sistema de informação

Módulo 3 - Planejamento e avaliação

Módulo 4 - Trabalho em equipe e gestão de conflitos

Módulo 5 - Educação para qualificação do trabalho

Módulo 6 - Financiamento das ações

Módulo 7 - Aspectos legais e normativos

Como nos organizamos

Metodologia: A proposta pedagógica deste curso tem como base o método da problematização, direcionado à aquisição do saber vinculado à realidade social, possibilitando um confronto da prática vivida com os conteúdos propostos e uma compreensão reelaborada dessa prática. O curso de especialização está estruturado em quatro unidades de aprendizagem articuladas em módulos. O curso será realizado na modalidade Educação a Distância (EAD). Cada turma de 25 a 30 alunos será acompanhada por um tutor, que atuará como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos deverão postar atividades de exercício na plataforma e participar de fóruns de debate mediados por seu tutor. Todas as monografias desenvolvidas pelos alunos matriculados no curso de especialização deverão representar projetos de pesquisa ou de intervenção, no contexto da realidade de cada aluno, com o intuito de aprimoramento das práticas do SUS.

Recursos:

Leitura de textos; atividades escritas; vídeo-aula; fórum; auto-avaliação.

Avaliação:
Cada turma de 25 a 30 alunos será acompanhada por um tutor, que atuará como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos deverão postar atividades de exercício na plataforma e participar de fóruns de debate mediados por seu tutor.
Os trabalhos de conclusão de curso serão orientados e acompanhados pelos tutores, no que toca a elaboração do projeto, submissão ao CEP (quando necessário), acompanhamento do estudo e submissão à congressos e periódicos especializados.
Será considerado aprovado o aluno que alcançar o nível de aproveitamento igual ou superior ao conceito mínimo estabelecido pelo Regimento de Ensino dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UFRN, implicando na conclusão do percurso e carga horária estabelecidos, cumprimento de todos os requisitos e procedimentos avaliativos, no prazo conforme.

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