Informação geral
- 30h
- Desde a 19/4/2022
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
O módulo Sífilis: Vigilância Epidemiológica tem como objetivo promover uma atualização dos profissionais de saúde acerca dos conceitos essenciais nessa área de conhecimento, com foco na sífilis. Este módulo traz uma revisão de conceitos relativos aos sistemas de notificação e fluxo da informação e, também, acerca do boletim epidemiológico com sua análise crítica. Além disso, trata da importância da interação entre as áreas da vigilância epidemiológica e atenção à saúde em seus distintos níveis de cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS). O módulo se propõe, ainda, a fornecer subsídios que podem embasar a conduta de profissionais para a realização dos processos de identificação e investigação de casos epidemiológicos de sífilis, a notificação compulsória, a alimentação regular e a retroalimentação das bases de dados, de forma a prover condições para o planejamento das ações de saúde a ser implementadas e o controle de determinantes e condicionantes dos agravos de notificação compulsória.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Proporcionar conhecimentos para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde acerca da Vigilância Epidemiológica e sua integração com a Atenção em saúde, com foco na sífilis adquirida, congênita e em gestantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Entender a importância da Vigilância Epidemiológica.
- Compreender a definição de caso epidemiológico.
- Conhecer os Sistemas de Notificação em sífilis.
- Compreender as fichas de notificação/investigação da sífilis adquirida, congênita e em gestantes.
- Saber consolidar, analisar e retroalimentar dados epidemiológicos voltados à sífilis.
- Saber interpretar dados do Boletim epidemiológico da sífilis a fim de entender as intervenções em saúde pública.
- Conhecer estratégias de enfrentamento à sífilis.
Conteúdo
UNIDADE 1: Sistemas de notificação e o fluxo da informação
Aula 1: Conhecendo o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE)
Aula 2: Definição epidemiológica de caso de sífilis
Aula 3: Utilizando a Ficha de notificação
Aula 4: Principais sistemas de informação para busca ativa de casos da vigilância das sífilis.
UNIDADE 2: Conhecendo e analisando o boletim epidemiológico da sífilis
Aula 1: O boletim epidemiológico como instrumento de informação e fomento para a implementação de estratégias no controle da sífilis.
Aula 2: Interagindo com o boletim epidemiológico da sífilis
UNIDADE 3: Interação entre as áreas da vigilância epidemiológica e atenção à saúde.
Aula 1: Qualificando a relação entre as áreas de vigilância epidemiológica e atenção à saúde
Aula 2: Fortalecendo o processo de trabalho na atenção básica à luz dos pressupostos da vigilância epidemiológica.
Como nos organizamos
METODOLOGIA
Este módulo está sendo ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, por meio da utilização de elementos visuais, auditivos, situação-problema e avaliações. Ao final de cada unidade, serão realizadas atividades avaliativas para refletir sobre o conteúdo estudado. O assunto será apresentado de forma integrada, de modo a promover uma visão sistêmica e não fragmentada do tema proposto, possibilitando a construção do raciocínio clínico e do pensamento crítico e reflexivo. Para isso, serão utilizados casos simples e complexos decorrentes da prática clínica e de situação-problema. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) 2020 será a base para a elaboração do conteúdo.
RECURSOS
Serão utilizados textos no formato de PDF, vídeos, ilustrações, infográficos, entre outros recursos.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pré e pós-teste, compostos por questões de múltipla escolha, para reflexão do conteúdo estudado e para identificar seu aprendizado. Será também oferecido, ao final do módulo, um questionário de autoavaliação sobre o desenvolvimento do curso e a contribuição para sua prática.
Créditos
Instituições Parceiras