Informação geral

Sobre o curso

O Módulo visa capacitar candidatos a Facilitadores Pedagógicos no Curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS em competências de Educação a Distância (EaD), as quais são baseadas em metodologias problematizadoras e reflexivas inspiradas em situações da prática das equipes da Estratégia Saúde da Família com o objetivo de estimular a qualificação da APS.

Objetivos

Capacitar candidatos a Facilitadores Pedagógicos em competências de Educação a Distância para a proposta pedagógica do curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS.

Identificar as tarefas do Facilitador Pedagógico do PEPSUS e suas atividades no curso de Especialização.

Reconhecer o ambiente virtual do PEPSUS e suas ferramentas.

Conteúdo

Unidade I – Conhecendo o PEPSUS e a mediação tecnológica.

Unidade II – O curso de Especialização.

Unidade III – As especificidades da tarefa do Facilitador Pedagógico.

Unidade IV – Os produtos esperados do curso de Especialização.

Como nos organizamos

METODOLOGIA:

O curso terá a duração de 30 horas na modalidade a distância, sendo 02h síncronas, via Google Meet e 28h assíncronas, no ambiente virtual “AVASUS/PEPSUS”.

 

Carga horária síncrona:

Será utilizada metodologia ativa, com recursos audiovisuais via Google meet, de forma a estimular o diálogo e a aprendizagem reflexiva.

 

Carga horária assíncrona:

As atividades do PFFP (Programa de Formação e Capacitação de Facilitadores Pedagógicos e Supervisores Pedagógicos / Versão para seleção) sustentam-se em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e requerem do aluno atitude proativa, com regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos são apresentados em textos, vídeos e outros recursos, e a aprendizagem exigirá desenvolvimento das capacidades de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitadas em atividades de verificação de conhecimentos e condução de situações problemas, voltada para a identificação das habilidades e competências na missão de facilitador pedagógico do PEPSUS. As 28 horas propostas estão divididas em quatro unidades. Nas duas primeiras, os alunos/candidatos assumirão perfil de alunos, enquanto nas duas últimas assumirão o perfil de facilitadores pedagógicos.

 

RECURSOS:

Vídeos, animações, infográficos, textos, entre outros