Informação geral
- 30h
- Desde a 14/6/2022
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
O módulo “SÍFILIS: ASPECTOS CLÍNICOS E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL” tem como objetivo promover uma revisão e atualização dos profissionais de saúde acerca dos conceitos essenciais para o reconhecimento da sífilis e o estabelecimento da conduta adequada. Neste módulo, revisamos os conceitos básicos relacionados aos aspectos clínicos e ao diagnóstico diferencial da sífilis, assim como as suas diversas formas de apresentação clínica. O módulo contempla ainda as apresentações clínicas incomuns, com seus potenciais de gravidade e o diagnóstico diferencial com outras patologias com quadros clínicos semelhantes. A reemergência justifica a preocupação com todas as formas de apresentação da doença, portanto, a proposta é fornecer subsídios que embasam a conduta do profissional de saúde na promoção de uma atenção integral aos pacientes com sífilis.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Promover a atualização dos profissionais de saúde acerca dos conceitos essenciais para o reconhecimento e tratamento precoce da sífilis, aspectos fundamentais ao controle da doença.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conceituar a sífilis e descrever a sua classificação.
- Distinguir as principais formas de apresentação da sífilis e seus diagnósticos diferenciais.
- Reforçar aspectos anatomopatológicos das formas clínicas para melhor compreensão da doença.
- Apresentar formas clínicas incomuns da sífilis que podem ser confundidas com outras patologias.
Conteúdo
UNIDADE 1: Conceituando e classificando a sífilis
UNIDADE 2: Sífilis e suas formas de apresentação clínica
UNIDADE 3: Formas relevantes de apresentação da sífilis (parte I)
UNIDADE 4: Formas relevantes de apresentação da sífilis (parte II)
Como nos organizamos
METODOLOGIA
Este módulo está sendo ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, por meio da utilização de elementos visuais, auditivos, situação problema e avaliações. No decorrer de cada aula ou ao final de cada unidade, poderão ser realizadas atividades avaliativas para refletir sobre o conteúdo estudado. O assunto será apresentado de forma integrada, de modo a promover uma visão sistêmica e não fragmentada do tema proposto, possibilitando a construção do raciocínio clínico e pensamento crítico e reflexivo. Para isso, serão utilizados casos simples e complexos decorrentes da prática clínica e de situação problema. O PCDT 2020 será a base para a elaboração do conteúdo. Ao final de cada módulo, será apresentada uma web palestra com um profissional de saúde da área afim, relacionada ao conteúdo apresentado no módulo.
RECURSOS
Serão utilizados textos no formato de PDF, vídeos, ilustrações, infográficos, dentre outros recursos.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha, para reflexão do conteúdo estudado e para identificar seu aprendizado.
Créditos
Instituições Parceiras