Informação geral

Sobre o curso

A resposta brasileira ao desafio das DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose propõe pensar a reconstrução de um modelo de atenção à saúde no SUS que garanta a ampliação do acesso, acolhimento, escuta qualificada, humanização da assistência, respeito às diversidades sexuais, à inclusão social, equidade, aprimoramento das estratégias de vigilância e prevenção.

Apresentamos este curso de especialização como estratégia para fomentar o enfrentamento desses agravos no Brasil, com vistas à capacitação de gestores e profissionais do SUS que atuam nos âmbitos municipal, estadual e federal, no escopo das políticas para DST, HIV/AIDS, hepatites virais e tuberculose.

Objetivos

Qualificar, ao nível de Especialização, Gestores/profissionais da assistência, no processo de trabalho em saúde para planejar e programar ações, gerir recursos e avaliar sistemas e práticas de gestão em DST, Aids, Hepatites Virais (HV) e Tuberculose (Tb).

Conteúdo

O Contexto Político 

Como nos organizamos

Metodologia: A proposta pedagógica deste curso tem como base o método da problematização, direcionado à aquisição do saber vinculado à realidade social, possibilitando um confronto da prática vivida com os conteúdos propostos e uma compreensão reelaborada dessa prática. O curso de especialização está estruturado em quatro unidades de aprendizagem articuladas em módulos. O curso será realizado na modalidade Educação a Distância (EAD). Cada turma de 25 a 30 alunos será acompanhada por um tutor, que atuará como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos deverão postar atividades de exercício na plataforma e participar de fóruns de debate mediados por seu tutor. Todas as monografias desenvolvidas pelos alunos matriculados no curso de especialização deverão representar projetos de pesquisa ou de intervenção, no contexto da realidade de cada aluno, com o intuito de aprimoramento das práticas do SUS.

 

Recursos:

Leitura de textos; atividades escritas; vídeo-aulas; fóruns; auto-avaliações, realização do trabalho de conclusão de curso (projeto de intervenção).

 

Avaliação:

Cada turma de 25 a 30 alunos será acompanhada por um tutor, que atuará como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos deverão postar atividades de exercício na plataforma e participar de fóruns de debate mediados por seu tutor.

Os trabalhos de conclusão de curso serão orientados e acompanhados pelos tutores, no que toca a elaboração do projeto, submissão ao CEP (quando necessário), acompanhamento do estudo e submissão à congressos e periódicos especializados.

Será considerado aprovado o aluno que alcançar o nível de aproveitamento igual ou superior ao conceito mínimo estabelecido pelo Regimento de Ensino dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UFRN, implicando na conclusão do percurso e carga horária estabelecidos, cumprimento de todos os requisitos e procedimentos avaliativos, no prazo conforme.