Informação geral

  • 60h
  • Desde a 27/8/2021
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

A proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade social com sífilis, HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose ou hanseníase é o tema deste módulo educacional que contempla desde o reconhecimento das ações de assistência social e de saúde, perpassando por discussões sobre a evidência dos determinantes sociais nestas infecções e doenças, até o reconhecimento das estratégias de advocacy, proteção social e participação comunitária para qualificação das políticas públicas. Reconhecer a amplitude deste tema é atentar-se para as necessidades sociais de saúde das populações e para a importância de aproximação entre os profissionais de áreas inter-relacionadas para ação conjunta.    

Objetivos

Geral:

Instrumentalizar profissionais de saúde e de assistência social para o desenvolvimento de ações colaborativas entre o SUS e SUAS, frente à inclusão social das pessoas com sífilis, HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose ou hanseníase, em situação de vulnerabilidade social.

Específicos  

- Reconhecer ações articuladas entre as redes da saúde e da assistência social para a proteção social das pessoas com sífilis, HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose ou hanseníase em situação de vulnerabilidade social. 

- Conhecer as noções básicas e identificar o papel da determinação social e das vulnerabilidades relacionadas à sífilis, HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose e hanseníase. 

- Reconhecer as ações de advocacy, controle social e participação comunitária como mecanismos de qualificação das políticas públicas relacionadas à proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade social com sífilis, HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose ou hanseníase.

Conteúdo

Unidade 1: Articulação entre Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema de Único de Assistência Social (SUAS)

Unidade 2: Dimensão social e vulnerabilidades relacionadas à sífilis, HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose e hanseníase

Unidade 3: Advocacy, controle social e participação comunitária

Como nos organizamos

Metodologia

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

Recursos

Serão apresentados recursos visuais de figuras, tabelas, imagens e infográficos. Além disso, será utilizado o recurso de vídeo em diferentes formatos.

Avaliação

A avaliação é contínua, realizada ao final de cada unidade, por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha. O sistema de avaliação irá fornecer feedbacks possibilitando reflexões sobre as respostas selecionadas para o aprimoramento do processo de aprendizagem.